Press "Enter" to skip to content

Corredor de umidade irá favorecer chuvas intensas em Goiás nesta quarta-feira, 24

Última atualização 24/01/2024 | 08:57

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, o Cimehgo, nesta quarta-feira,24, a formação de um corredor de umidade irá favorecer o aumento da nebulosidade, gerando pancadas de chuvas em diversas regiões do estado.

Na capital, Goiânia, a previsão indica para uma variação dessa nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 29°C e a umidade relativa pode variar entre 50% e 95%.

O alerta do Cimehgo é para o risco potencial para chuvas intensas de 20 a 40 mm/h ou 60 mm/dia nas regiões em Goiás, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento acima de 60 km/h e raios.

Influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)

O período de chuvas intensas vivido pelos goianos têm grande influência do sistema meteorológico chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se trata de um corredor de nuvens que corta o Brasil trazendo umidade, além de ser responsável pelo volume da água.

A ZCAS nada mais é do que o resultado do comportamento dos ventos em níveis altos e baixos da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na próxima semana, entre os dias 22 e 29 de janeiro a previsão é de chuvas volumosas que podem ultrapassar 90 milímetros em algumas regiões do país como no Centro-Oeste.