Press "Enter" to skip to content

Nesta semana, Goiás é um dos dez estados brasileiros em alerta de chuvas

Última atualização 22/01/2024 | 12:36

O estado de Goiás está entre os dez estados em alerta para chuvas e ventos intensos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que uma frente fria avance pela região sudoeste do Brasil e chegue em Goiás. Tal fenômeno pode causar nebulosidade, pancadas de chuvas em diversas regiões do estado. 

Além de Goiás, outros estados estão também sob essa nova frente fria. São eles: Acre, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Ainda neste final de semana, as chuvas intensas causaram morte no estado de São Paulo, quando um raio atingiu uma mulher que estava na praia. 

Também em São Paulo, um homem morreu em Sorocaba, quando teve seu carro arrastado pela enxurrada causada pela chuva forte. As chuvas também trouxeram prejuízos para os gaúchos, na última terça-feira, 16, quando quase um milhão de pessoas ficaram sem energia. 

Previsão do tempo para Goiânia

Conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiânia terá, nesta terça-feira, 23, nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. A temperatura na capital poderá chegar aos 29 °C e a umidade relativa do ar, variar entre 50% e 95%. O Cimehgo alerta, ainda, que o risco potencial é de chuvas que podem ser de 60 mm/dia, acompanhadas de rajadas de ventos e raios. 

O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil está cooperando para essa grande nebulosidade sobre o estado de Goiás. “Estamos com um prognóstico que demonstra que teremos probabilidade alta de formação de uma zona de convergência Atlântico-Sul, que é aquele corredor de umidade, favorecendo chuvas intensas aqui no estado de Goiás”, afirma.

Dessa forma, nos próximos dias, haverá alternâncias, em todas as regiões, entre nebulosidade com sol e chuvas bastante. Só nesta segunda-feira, 22, foram 90 milímetros de chuva na região do sudoeste, especificamente no município de Jataí, que provocou alagamento e outros transtornos. 

“Então vamos ficar atentos, porque nesta semana teremos bastantes chuvas. Chuvas na parte Centro-Sul e também na parte Centro-Norte de Goiás. É importante que a população fique atenta, porque essas chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento, raios, e podem provocar transtornos em todas as regiões do estado de Goiás”, alerta Amorim.