Corredores de ônibus liberados para motos em Goiânia: confira as regras e locais permitidos

Veja por quais corredores de ônibus a circulação de motos será permitida em Goiânia a partir de segunda-feira

Medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para aumentar fluidez no trânsito da capital. Liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos corredores.

Faixas preferenciais de ônibus serão liberadas para motos

Faixas preferenciais de ônibus serão liberadas para motos

Os motociclistas de Goiânia poderão usar corredores exclusivos para ônibus a partir da próxima segunda-feira (4). A medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para tentar aumentar a fluidez no trânsito da capital. Veja quais corredores serão permitidos: Avenida T-63, Avenida T-7, Avenida T-9, Avenida 85, Avenida Universitária, Rua 10 e Avenida Assis Chateaubriand.

A liberação se iniciou na última quinta-feira (2) com um corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, logo após o novo prefeito tomar posse do cargo. Sandro Mabel informou que deve ser realizado um levantamento de dados dos acidentes em corredores de ônibus que aconteceram antes da medida e também durante a medida. Com a análise, será avaliado se a ação aumentou ou diminuiu os acidentes.

> “Meus colegas motociclistas, tenham juízo. Vamos fazer com atenção a entrada e saída na faixa, fazer com atenção. Tem certeza de que vai ter muito menos acidentes do que eles andando no meio da rua, trançando no meio dos carros”, disse Mabel.

A liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos locais. Será proibido o embarque ou desembarque de passageiros por motociclistas nos corredores. A entrada das motos será permitida apenas em faixas seccionadas ou cruzamentos.

O instrutor do Sest/Senat, William Morais, alertou os motoristas de ônibus e os motociclistas sobre a diferença de tamanho dos veículos e os diversos pontos cegos ao dirigir um veículo de grande porte. “O motorista agora vai ter um cuidado a mais”, ressaltou.

> Os outros veículos já são veículos maiores, mais fáceis de ver, motociclistas não. Então, o motorista do transporte coletivo vai ter que aumentar, redobrar a atenção, para evitar, para ele fazer a parte dele. Se cada um fizer sua parte, nós vamos ter um trânsito legal”, disse ele em entrevista à TV Anhanguera.

Além disso, afirmou que os motociclistas precisam se atentar a esses pontos cegos e evitá-los, a fim de prevenir acidentes de trânsito. “O motociclista naquela situação, é o mais frágil, então ele tem que se fazer ser visto. Ele vai ter que não andar na lateral de um ônibus ou veículo de grande porte, não entrar em uma curva próxima ao veículo”, afirmou William.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vídeo viral: Fiat Uno arrasta oito caçambas e surpreende internautas em Goiânia, Goiás

Motorista viraliza na web ao arrastar oito caçambas presas a Uno; vídeo

Um motorista de um Fiat Uno chamou a atenção nas redes sociais ao ser filmado transportando oito caçambas na traseira do veículo, em Goiânia, Goiás. O vídeo rapidamente se tornou viral, alcançando mais de 750 mil visualizações e impressionando os internautas. O momento foi registrado por um criador de conteúdo da capital, que brincou sobre a engenhosidade do goiano. Na legenda da publicação, ele ressaltou: “O Fiat Uno só não foi para a lua porque o goiano não quis”.

Ao som da música “Rumo a Goiânia” da dupla Leandro e Leonardo, o vídeo mostra o Fiat Uno Mille carregando as oito caçambas uma atrás da outra. O veículo estava transitando na Avenida Leste Oeste, próximo à rodoviária da cidade, quando foi flagrado pelo perfil Sobre Gyn. A página, com mais de 100 mil seguidores, é conhecida por compartilhar situações inusitadas do cotidiano goianiense.

A publicação recebeu mais de 300 comentários, com vários seguidores comentando sobre a potência do clássico modelo dos anos 1990. Um internauta brincou: “Isso só prova que o trem é nosso e não dos mineiros”, enquanto outro mencionou: “Usando apenas 5% da sua verdadeira potência”. O registro foi feito e divulgado no dia 10 de dezembro de 2024, continuando a atrair a atenção dos moradores da região que reconheceram o automóvel. Uma seguidora compartilhou: “Eu vi esse carro aqui em Goiânia e fiquei impressionada com a força desse Fiat Uno e a criatividade dos goianos”.

No entanto, a situação do motorista pode não estar dentro das normas de trânsito, de acordo com o especialista Horácio Mello. Embora não haja uma tipificação específica na legislação para esse caso, existem diversos pontos a serem observados. O Detran de Goiás informou que seria necessário uma abordagem para verificar se houve infrações de trânsito, incluindo a possível violação da Capacidade Máxima de Tração do veículo e a necessidade de habilitação na categoria E devido ao número de unidades tracionadas.

O site DE entrou em contato com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) para verificar se a conduta do motorista é irregular, mas não obteve retorno até o momento. O Fiat Uno, transitando na Avenida Leste Oeste, continua sendo o centro das atenções em Goiânia, despertando o interesse de moradores e internautas. Para mais notícias da região de Goiás, confira o site DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp