Credenciamento de ambulantes para o Carnaval de Rua 2026: Inscrições online abertas

credenciamento-de-ambulantes-para-o-carnaval-de-rua-20263A-inscricoes-online-abertas

Riotur abre credenciamento de ambulantes para o Carnaval de Rua 2026

Inscrições começaram nesta segunda-feira (22) e serão feitas exclusivamente pela internet. As vagas serão preenchidas por sorteio.

A DE iniciou nesta segunda-feira (23) o credenciamento de ambulantes interessados em trabalhar no Carnaval de Rua 2026 do Rio de Janeiro. O processo segue até 7 de janeiro e será feito exclusivamente pela internet, com o objetivo de organizar a atuação dos trabalhadores durante ensaios, dias de folia e o pós-carnaval.

As inscrições devem ser realizadas pelo site carnavalderua2026.com.br.

Para participar, é necessário ser brasileiro, ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade ou CNH, CPF e comprovante de residência no município do Rio de Janeiro.

O sorteio das vagas está marcado para o dia 8 de janeiro, mesma data em que começa o agendamento para a retirada dos kits, que vai até 14 de janeiro. A entrega dos kits ocorrerá entre os dias 15 e 24 de janeiro. A credencial terá validade de 17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2026.

Em 2024, ambulantes do Rio receberam kit e capacitação para trabalhar no carnaval de rua.

Segundo a DE, o credenciamento busca garantir organização, transparência e igualdade de acesso às oportunidades de trabalho durante o Carnaval de Rua.

O Carnaval de Rua é uma das maiores expressões culturais do Rio e também um potente motor de inclusão produtiva. O credenciamento dos ambulantes assegura igualdade de acesso às vagas, organização do espaço urbano e oportunidades reais de trabalho, destacou Bernardo Fellows, presidente da DE.

55 MIL CADASTRADOS EM 2025

Os números do Carnaval de Rua 2025 evidenciaram a importância do credenciamento como ferramenta de organização e inclusão produtiva, segundo a DE.

Ao todo, 55.957 ambulantes se inscreveram para trabalhar na festa, um crescimento de 65% em relação a 2024, quando cerca de 34 mil pessoas se cadastraram.

Diante da alta procura, a Prefeitura do Rio disponibilizou 15 mil vagas, preenchidas por meio de sorteio eletrônico. O modelo, segundo a organização, garantiu igualdade de acesso e transparência no processo.

No ano passado, o Carnaval de Rua reuniu mais de 8 milhões de foliões nas ruas da cidade e movimentou cerca de R$ 5,5 bilhões na economia carioca, com impacto direto em setores como turismo, comércio, gastronomia, transporte e serviços.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp