Criança de 4 anos se torna a pessoa mais jovem a subir o Monte Everest

Uma garotinha de 4 anos conquistou o título de “pessoa mais jovem a alcançar o acampamento base do Monte Everest”. Ao lado do pai e do irmão mais velho, Zara escalou aproximadamente 273 km até o acampamento base, situado a uma altitude de mais de 5.300 metros na maior montanha do mundo.

Segundo o pai da garotinha, ao site Metro, Zara e o irmão tiveram a saturação de oxigênio nos sangues monitorada durante a toda a subida. “Não houve problemas durante a trilha; a aclimatação foi acima da média. A pequena Zara, graças ao seu excelente estado físico, até ultrapassou, com algumas exceções, centenas de outros trekkers”, afirmou David Sifra, pai da pequena recordista.

Toda a caminhada foi documentada pelo pai de Zara através de fotos. Nas imagens, é possível ver a garotinha caminhado ao lado do irmão de sete anos com vistas deslumbrantes do Himalaia.

Como foi possível?

A escalada ao Monte Everest tem sido um dos maiores desafios de aventureiros em todo mundo e ver uma garota de apenas quatro anos alcançar a base do acampamento é algo surpreendente.

De acordo com Sifra, a conquista da filha Zara pode ter tido a ajuda de um preparo da própria família feita na Malásia através de uma educação incomum, que permitiu a quebra do recorde mundial. A antiga vitória da pessoa mais jovem a chegar no acampamento do Monte Everest pertencia a Prisha Lokesh Nikajoo, que tinha apenas cinco anos quando realizou a escalada em 2023.

Vale ressaltar que a caminhada até o acampamento de alpinistas que enfrentam o Monte Everest é desgastante para o corpo e pode causar sérios problemas de saúde devido à altitude, podendo até mesmo levar à morte. Os sintomas geralmente se desenvolvem entre seis e 24 horas após atingir uma altitude de 2.987 metros acima do nível do mar.

O Monte Everest é o ponto mais alto do planeta, se encontrando a 8.848 metros de altitude em relação ao nível do mar. Devido à sua altitude e grande dificuldade para a subida, a montanha se torna um dos maiores atrativos para alpinistas aventureiros. Em 2019, um “engarrafamento” por conta da superlotação na parte mais perigosa da montanha causou a morte de 11 alpinistas em apenas dez dias.

Inclusive, em alguns pontos de subidas do Monte, os alpinistas são obrigados a passar por corpos congelados de outros aventureiros que já tentaram escalar a montanha.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos