Press "Enter" to skip to content

Crianças surdas do ensino público de Goiânia contam com interprete de libras

Última atualização 29/09/2021 | 08:45

Atualmente, 1.895 estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), estão matriculados na rede publica de ensino, em Goiânia. Entre eles, está Maria Fernanda de 12 anos, aluna da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira. A estudante aprendeu a Língua Brasileira de Sinais aos 4 anos e dentro da sala de aula ela é acompanhada pelo professor intérprete de Libras, Leone de Morais.

De acordo com Maria Fernanda, ela sempre teve um interprete na escola e muitos colegas aprenderam Libras para se comunicarem com ela. “Fiz inúmeros amigos ao longo dos anos. Eles, inclusive, aprenderam alguns sinais para se comunicar comigo. Acho esse gesto incrível e isso mostra a importância da inclusão”, conta.

O secretário de Educação de Goiânia, Wellington de Bessa, explica que Além do acompanhamento em sala de aula, os alunos com deficiência recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, onde têm acesso a recursos de acessibilidade que auxiliam no processo de aprendizagem.

“Cada estudante é único e possui suas especificidades. Por isso, a Prefeitura de Goiânia disponibiliza uma rede de apoio para que alunos com deficiência tenham acesso a uma educação pública de qualidade. Promovemos ações pedagógicas e disponibilizamos monitores e intérpretes de Libras aos alunos com necessidades educacionais especiais”, afirma.

 

Atendimento para o EAJA

Além do apoio dentro da sala de aula há outros dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão, o Cmai Brasil Di Ramos Caiado e o Cmai Maria Thomé Neto. A SME realiza atendimento especializado no CAE Renascer, no Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata, além de 35 Salas de Recurso Multifuncionais (SRM) que atendem a faixa etária de 5 anos até a modalidade de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja).

A Prefeitura também oferece outros métodos de atendimento especifico para auxiliar na inclusão escolar. Ofertando a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito. Assim sendo, o estudante com NEE tem ao redor de si toda uma rede de profissionais empenhados em seu desenvolvimento pedagógico e periodicamente são avaliados. Na RME o AEE é ofertado nas seguintes instituições: 35 (trinta e cinco) Salas de Recurso Multifuncionais (SRM), que atendem a faixa etária de 5 anos até EAJA).