Press "Enter" to skip to content

Cristiano Ronaldo pode levar 100 chibatadas no Irã; saiba o porquê

Última atualização 14/10/2023 | 14:55

A estrela do futebol mundial Cristiano Ronaldo se encontra no centro de uma controvérsia legal no Irã, onde um grupo de legistas iranianos está solicitando à Justiça do país que o condene a uma pena de 100 chibatadas por suposto adultério. A notícia foi inicialmente divulgada pelos jornais locais ‘Rouydad24’ e ‘Sharq Emroz’.

De acordo com as fontes, o jogador, que mantém um relacionamento com Georgina Rodriguez, teria supostamente violado as leis iranianas ao abraçar uma artista iraniana solteira durante uma visita ao país. A pintora em questão, Fatemeh Hamami, que enfrenta uma paralisia que afeta 85% de seu corpo, presenteou Cristiano Ronaldo com uma de suas obras, pintada por ela com os pés, durante um evento realizado em Teerã.

Em agradecimento, o jogador a abraçou e posou para fotos, também lhe presenteando com uma camisa autografada. No entanto, a legislação do Irã proíbe que homens comprometidos tenham qualquer contato físico com mulheres solteiras que não sejam membros de suas famílias, sob pena de 100 chibatadas em caso de descumprimento.

A Embaixada do Irã na Espanha emitiu um comunicado oficial negando que tenha havido qualquer decisão judicial contra Cristiano Ronaldo ou qualquer outro atleta estrangeiro no país. A visita de Cristiano Ronaldo ao Irã ocorreu em decorrência de uma partida de futebol entre a sua equipe, o Al-Nassr, e o Persépolis, um clube iraniano, como parte da Liga dos Campeões da Ásia. O jogo terminou com a vitória do time árabe por 2 a 0.

A constituição iraniana determina que a punição seja aplicada se Cristiano Ronaldo retornar ao país, mas também deixa em aberto a possibilidade de perdão por parte de um juiz, caso o homem condenado demonstre arrependimento. O episódio suscitou o debates sobre a interpretação rigorosa da lei iraniana em relação a estrangeiros e a natureza da punição por chibatadas, considerada desumana por muitas organizações de direitos humanos.