CRLV-e: versão eletrônica do licenciamento de veículo é obrigatória no DF a partir de 1º de janeiro
Veja como emitir documento. Circular sem licenciamento e registro é infração gravíssima com 7 pontos na carteira, apreensão do veículo e multa.
Buraco do Tatu, que une o Eixão Sul e Norte no centro de Brasília, em imagem de arquivo. — Foto: TV Globo/Reprodução
A partir de quarta-feira (1º), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passa a exigir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) de todos os veículos. O documento é emitido pela internet (saiba mais abaixo).
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular sem licenciamento é uma infração gravíssima. A punição é de sete pontos na carteira, além do recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.
O CRLV-e é um documento eletrônico que substitui o tradicional CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) impresso. Ele contém todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica.
Desde 2021, o CRLV é emitido apenas no formato digital e pode ser apresentado por meio de aplicativos oficiais ou impresso em papel A41.
COMO EMITIR O CRLV-E NO DISTRITO FEDERAL
O documento pode ser emitido pelo Portal de Serviços do Detran-DF, pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Mas é preciso ter algumas pendências quitadas:
– Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
– Taxa de Licenciamento
– Multas
LEIA TAMBÉM
– ZONA VERDE: projeto que prevê criação de estacionamento rotativo pago no centro de Brasília
– ACESSIBILIDADE: Credencial de estacionamento para autistas pode ser feita pela internet
VÍDEO: TESTE DE SEGURANÇA
Saiba quantas estrelas de segurança têm os carros mais vendidos do Brasil
Leia mais notícias sobre a região no de DF.