Press "Enter" to skip to content

Defesa Civil de Goiânia atua de forma preventiva para evitar transtornos no período chuvoso

Última atualização 08/11/2023 | 14:44

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), realiza diariamente o monitoramento preventivo de áreas de risco na Capital, com três equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), 24 horas por dia, sete dias da por semana.

A ação conta com o suporte de mais de 90 viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM), espalhadas pela cidade. Em dias de fortes chuvas, os agentes são acionados para a tomada das primeiras intervenções e sinalizações necessárias, quando se deparam com alguma situação de risco, até a chegada de equipes da Defesa Civil ou de alguma secretaria municipal, para eventual atendimento emergencial.

Rios como o Meia Ponte, ribeirões, córregos, erosões e áreas de riscos são constantemente monitorados, com o objetivo de verificar se esses locais apresentam algum grau de risco para moradores e transeuntes, em todas as regiões da Capital. Nesses locais, as equipes da Compdec fazem um diagnóstico da situação para a posterior tomada de decisão a fim de evitar futuros transtornos. Com o mapeamento, o órgão verifica se há a necessidade de sinalizar o local como alerta à população.

Coordenador-executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça ressalta que o trabalho preventivo não se dá apenas no período chuvoso. “Durante todo o período de estiagem, a Defesa Civil de Goiânia realiza vistorias e monitoramentos nos pontos sensíveis da Capital, e toda e qualquer situação de risco que observamos, é feito um relatório e encaminhado às secretarias municipais para buscarem as medidas que eliminem os riscos”, destaca.

Trabalho fundamental

As medidas preventivas tomadas pela Defesa Civil, antes mesmo da temporada de chuvas, ganham importância diante do alerta emitido esta semana pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), de risco de tempestades para cerca de 100 municípios do Estado, incluindo Goiânia.

Por isso mesmo, áreas com risco de deslizamentos estão sendo monitoradas diariamente, entre elas as localizadas na Vila Bandeirantes (Rua 9), Jardim Novo Mundo 2 ( Avenida Lincoln), Parque Tremendão (Rua Austrália) e Jardim Petrópolis ( Rua Mantiqueira).

Robledo Mendonça explica que a Defesa Civil trabalha em consonância com as demais pastas da Prefeitura de Goiânia, repassando todas as informações atinentes a cada uma delas. Por exemplo, situações relacionadas ao sistema de drenagem e obras, imediatamente a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) é acionada.

“Nos casos que envolvem limpeza urbana, principalmente às margens dos cursos hídricos que cortam a Capital e também sobre poda de árvores, nós contatamos com a Comurg”, destaca o coordenador-executivo da Defesa Civil.

Se há a necessidade de encaminhar alguma pessoa ou família para abrigos provisórios da Prefeitura, há também uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), que já tem reservado um espaço para atendimento às demandas da Defesa Civil. “Esses são exemplos, a Defesa Civil trabalha de forma integrada com todas as secretarias municipais e demais órgãos de Goiânia.

Obras de drenagem

As intervenções realizadas pela Seinfra, em mais de 75 pontos críticos de alagamento, de um total de 99 mapeados, segundo Robledo Mendonça, são fundamentais para amenizar eventuais problemas no período das chuvas. A Prefeitura já investiu R$ 200 milhões em obras pela cidade.

“Essas obras de drenagem que estão sendo realizadas são de extrema importância, acreditamos que grande parte dos pontos críticos de alagamentos será eliminada, minimizando os riscos”, avalia Mendonça.

Já em relação ao Plano Diretor de Drenagem Urbana, em fase de elaboração pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Robledo Mendonça destaca a importância dessa iniciativa. “É um marco para a nossa Capital e que levará a cidade a outro patamar no que se refere à drenagem urbana. Teremos um direcionamento das intervenções necessárias para tornarmos Goiânia uma cidade sem os transtornos de alagamentos e, principalmente, sem riscos as vidas”.

Investimentos na Defesa Civil

Com sede nova, a Defesa Civil de Goiânia ganhou reforço com investimento alcançado na gestão do prefeito Rogério. O número de viaturas e de agentes foi triplicado, com capacitação dos profissionais da área.

“Conseguimos, nessa gestão, uma base própria da Defesa Civil, lugar digno e em ponto estratégico, próximo às principais áreas de risco, onde conseguimos chegar rapidamente”, pontua. “Esse respeito e valorização vinda do prefeito nos traz grande satisfação e nos faz honrar sua gestão com muita dedicação e cuidado com as pessoas que precisam do apoio do poder público municipal”, afirma.

Dicas à população:

  • Descarte lixo em lixeiras elevadas e somente no dia que o caminhão for passar
  • Evite transitar durante tempestades
  • Não enfrente ruas alagadas, principalmente nas baixadas
  • Não estacione seu veículo embaixo de árvores
  • Em caso de emergência, ligue 153 ou 193