Press "Enter" to skip to content

Defesa Civil de Goiânia segue em alerta após mais chuvas nesta quinta-feira, 8

Última atualização 09/02/2024 | 14:33

A Defesa Civil de Goiânia registrou novas ocorrências durante as fortes chuvas na noite de quinta-feira, 8, e madrugada desta sexta-feira, 9. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), somente na Região Noroeste, próximo ao Setor Perim, foram registrados 81,2 milímetros de precipitação em três horas e meia, com rajadas de vento em torno de 40km/h.

A Defesa Civil orientou o trânsito durante a inundação do Córrego Taquaral, na passagem da Avenida Gabriel Henrique de Araújo, Setor Goiânia Viva. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza a limpeza do local. Na lateral da BR-060, as equipes da Defesa auxiliaram na remoção de três veículos atingidos pelo alagamento.

Na Rua do Café, ao lado da BR-060, no Parque Oeste Industrial, foi registrado alagamento de média proporção. A Defesa Civil orientou o trânsito de veículos até o escoamento. Já no Jardim Mirabel, as equipes, junto ao Corpo de Bombeiros, realizaram vistoria no local para verificar possíveis pessoas ou animais afetados.

Um veículo precisou ser removido das águas durante inundação na Rua do Brejo, Vila Roriz. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), junto à Defesa Civil, contribuiu com a ação de mitigação. As equipes também registraram processo erosivo no Residencial JK, e prestam atendimento no local.

Mesmo durante o período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia segue trabalhando para amenizar alagamentos na cidade. Além das ações preventivas e reativas da Defesa Civil, as equipes de Infraestrutura realizam a ampliação das redes de drenagem para enfrentar problemas históricos. Atualmente, a gestão do prefeito Rogério executa intervenções em 130 pontos da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais.

A Defesa Civil destaca que as previsões alertam para fortes chuvas na Capital, portanto, é importante ter cuidados, como não atravessar vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos. “É importante que as pessoas entrem em contato a partir de qualquer indício de alagamento, principalmente dentro de suas residências à noite. A Defesa Civil está pronta para atender todas as regiões, mas a comunicação é muito importante para que a gente tenha eficiência no atendimento”, alerta o coordenador operacional da Defesa Civil, Anderson Marcos. A população deve entrar em contato pelo número 153, ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Previsão

O Cimehgo alerta para pancadas de chuvas isoladas em várias regiões de Goiás neste fim de semana e feriado de Carnaval. A combinação calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, com risco potencial para chuvas intensas de 20 a 50 milímetros por hora ou 80 milímetros por dia, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento acima de 60 quilômetros por hora e raios.