Press "Enter" to skip to content

Delegação de Goiás garante maior número de medalhas do Brasileiro de Karatê

Última atualização 18/10/2022 | 14:10

No Campeonato Brasileiro de Karatê, o estado de Goiás terminou na primeira colocação geral. Os representantes da delegação acumularam 490 medalhas, sendo 128 de ouro, 131 de prata e 231 de bronze. No total, participaram do torneio mais de 2 mil atletas de diferentes unidades federativas do Brasil. A competição aconteceu no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis.

Goiás no topo do karatê

Anfitrião do Campeonato Brasileiro de Karatê deste ano, Goiás garantiu a participação de mais de 500 atletas. Entre eles, mais de 300 fazem parte do Construindo Campeões. Tal projeto, do Governo de Goiás, oferece aulas de artes marciais em mais de 60 municípios do estado, com foco em crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino.

Presidente da Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB) e coordenador do Construindo Campeões na Região do Entorno do Distrito Federal, o sensei Marcelo Lima enfatizou a presença dos atletas do projeto.

“O Construindo Campeões foi uma semente plantada lá no início de 2019, e que já está rendendo muitos frutos. Tem um papel social muito importante, a gente vê a transformação das crianças e adolescentes que entram no projeto. É muito gratificante ver esses jovens participando de uma competição deste nível”, comenta.

Além disso, o atleta Paulo Henrique, por exemplo, é bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás.  Aos 12 anos, faturou três ouros no Brasileiro de Karatê. “Atualmente treino quatro vezes por semana, e isso só é possível com o apoio do programa, que me ajuda a custear equipamentos esportivos, academia, além de custos com viagens e competições”, conta.

O Brasileiro de Karatê teve o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). De acordo com o secretário da Seel Goiás, Henderson Rodrigues, as artes marciais em Goiás vivem um “momento de explosão”, o que é auxiliado pela realização de competições do porte do Brasileiro de Karatê.

A lista dos cinco estados com mais medalhas teve, respectivamente, Goiás, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.