Press "Enter" to skip to content

Dentista é processado por “desfigurar” paciente nos EUA

Última atualização 09/01/2024 | 16:26

Um dentista de Minnesota, nos Estados Unidos, está sendo processado por uma paciente que o acusou de “desfigurá-la” após o tratamento de suas cáries. 

Em apenas uma consulta, o profissional realizou 4 canais, 8 coroas e 20 obturações no procedimento que durou cerca de seis horas. 

A mulher havia sido diagnosticada por ele com uma condição rara que possibilita a formação de cáries nos dentes, que estavam quase completamente atingidos pelas bactérias. Ela pede US$ 50 mil de indenização pela situação sofrida e como forma de repor suas finanças que foram gastas em outros tratamentos para reparar os danos do dentista. 

A atitude do médico chocou os colegas de profissão que questionaram a quantidade de anestesia que foi utilizada na paciente e constataram que ele aplicou o dobro da dose permitida nestes tipos de procedimentos, que devem ser feitos no máximo em três horas.  

Especialistas que foram ouvidos durante o tribunal afirmaram que o diagnóstico do dentista estava correto, o problema foi tentar resolver todas as complicações dentárias em um único dia. 

Nos meses que seguiram a vítima foi tratada por profissionais da Universidade de Minnesota para reparar as obstruções. Ela afirma que conseguiu recuperar o sorriso. 

O caso ganhou grande repercussão em 2023, embora tenha acontecido em julho de 2020 e segue na Justiça do país.