Press "Enter" to skip to content

Descubra se você tem dinheiro para receber pelo Banco Central

Última atualização 13/02/2022 | 20:15

Nesta segunda (14), uma nova plataforma estará disponível para os interessados em verificar se têm dinheiro esquecido em bancos. O site substitui o anterior retirado do ar pelo Banco Central após sobrecarga logo em seguida ao anúncio de consultas para valores a receber. Segundo a autarquia, essa primeira fase contempla 28 milhões de pessoas e empresas brasileiras com direito a resgatar R$ 4 bi, metade dos recursos parados.

A consulta ao site valoresareceber.bcb.gov.br depende apenas de CPF ou CNPJ. Casa haja dinheiro disponível, o sistema informará uma data  específica para recebimento e solicitação de transferência que poderá ser feita via pix a partir do dia 07 de março. O resgate do montante junto às instituições financeiras dependerá de um cadastro na conta gov.br. Ele pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo com o mesmo nome no qual ocorrerão reconhecimento facial, disponibilização do CPF e criação de uma senha.

Golpes

O Banco Central orienta os cidadãos sobre o passo a passo para evitar golpes. “Não caia em golpes! O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. Não enviaremos links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber”, alerta a autarquia.