Press "Enter" to skip to content

Destaque positivo, Goiás está em 3º lugar em transparência na segurança pública

Última atualização 25/09/2023 | 11:19

O estado de Goiás está em terceiro lugar na quantidade de requisitos de transparência sobre segurança pública. A informação é do relatório “Segurança Pública em Dados: Guia Prático para Jornalistas“, realizado e divulgado pela Oscip Sou da Paz em parceria com o Instituto Fogo Cruzado, Fiquem Sabendo e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O levantamento analisou a transparência na segurança pública dos estados brasileiros a partir de sete critérios: divulgação de dados criminais, com nº de casos e/ ou nº de vítimas; letalidade e/ou vitimização policial; outros indicadores; desagregação territorial; dados atualizados até 2023, atividade policial, indicadores de esforço, operacionais; e análises disponíveis e informações desagregadas.

Desses sete critérios, Goiás apresentou cinco, juntamente com os estados de Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina e o Distrito Federal. Os dois únicos critérios que Goiás não apresentou foram “outros indicadores” e “desagregação territorial”.

Entre os estados da região Centro-Oeste, Goiás fica em segundo lugar na quantidade de critérios atendidos, junto com o Distrito Federal. Na região, o estado do Mato Grosso do Sul foi o único que atendeu todos os critérios e o estado do Mato Grosso apresentou apenas três critérios.

Além do Mato Grosso do Sul, outros sete estados brasileiros apresentaram os sete critérios do levantamento, entre eles, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, e Rio Grande do Sul.

Os estados brasileiros que apresentaram seis critérios e ficaram à frente de Goiás foram Amazonas, Rondônia, Tocantins, Amapá e Paraná. Apenas dois estados não apresentaram nenhum critério: Acre e Roraima.