Última atualização 13/10/2023 | 10:58
Chegaram no Aeroporto Internacional de Goiânia dez goianos que estavam em Israel fazendo turismo religioso, quando o conflito com o grupo palestino Hamas começou no último sábado, 7.
Coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Defesa, o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe os dez goianos e 204 brasileiros do território israelense.
O avião da FAB aterrissou no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), durante a madrugada desta quinta-feira, 12, e o grupo goiano chegou ao estado ainda na mesma manhã.
De acordo com a FAB, a aeronave KC-30 trouxe, além de pessoas, um cachorro e três gatos que retornaram ao Brasil com segurança, em uma viagem que durou 14 horas.
O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, afirmou que a Força Aérea Brasileira foi umas das primeiras a começarem a operação de repatriação. “Antes que as pessoas imaginassem, nós já estávamos prontos para atendê-las e fomos à frente de todos os países”, disse.
Ainda segundo a FAB, mais de 2500 brasileiros pediram para serem repatriados desde o início do conflito. A missão de ajuda humanitária continua e a previsão é de que, até domingo, 900 brasileiros sejam trazidos de volta em aeronaves da FAB.