Pessoas com idade entre 40 e 49 anos já podem agendar a vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O site vacina.saude.df.gov.br abriu novas vagas às 15h desta sexta-feira (16), mas em menos de 15 minutos a plataforma já não estava acessível e apresentava a mensagem de “erro de servidor”.
A Secretaria de Saúde foi acionada para comentar sobre o interrupção do agendamento e se havia alguma previsão de retorno. Até a última atualização do Metropoles, a pasta não havia emitido nenhum parecer.
No total, são 46,5 mil doses destinadas para essa faixa etária, que começam a ser aplicadas no final de semana. A liberação de novas vagas foi possível após a chegada de 62 mil doses de vacinas contra a Covid-19.
Outras 500 doses serão destinadas para finalizar a vacinação de pessoas com comorbidades. “Da mesma forma, com o agendamento, essas 500 doses serão para [pessoas com] comorbidades, para poder fechar a vacinação dessas pessoas”, informou o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
Até o momento, a cobertura vacinal do público de 40 a 44 anos é de 22,9% e 44,7% para quem tem entre 45 e 49 anos. Essas pessoas se vacinaram no agendamento por idades ou por comorbidades.
Depois de informar que a antecipação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal começaria pelos professores, a Secretaria de Saúde do DF voltou atrás e disse que ainda analisa a possibilidade de reduzir o prazo de aplicação da D2. A mudança foi anunciada pelo secretário Osnei Okumoto, em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (15), no Palácio do Buriti.