Dia da Consciência Negra é aprovado como feriado nacional pela Câmara

Na última quarta-feira,29, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou  o projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional. Comemorado no dia 20 de novembro, a data homenageia a figura de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O Projeto de Lei 3268/21 foi autorizado pelo Senado e seguirá para a sansão presidencial. O feriado receberá o nome de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Alguns estados já comemoravam a data como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Visando promover a igualdade racial, a proposta da bancada negra tem como objetivo celebrar a negritute durante o mês, reconhecendo os mais de 300 anos da população escravizada no país, assim como a superação do racismo estrutural.

“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história”, disse a relatora da proposta e deputada Reginete Bispo (PT-RS).

Porém, a ideia dividiu opiniões. “Não vai ser impondo mais um feriado que nós negros seremos menos ou mais respeitados nesse país”, criticou o deputado Otoni de Paula. Para ele, o feriado seria um erro que teria impactos negativos na economia do Brasil.

Compactuando com o argumento, o deputado Professor Paulo Fernando também criticou a medida. “No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”, afirmou.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos