Press "Enter" to skip to content

Dia D contra dengue leva força-tarefa à cidade de Pirenópolis

Última atualização 03/03/2024 | 09:22

A mobilização nacional contra a dengue movimentou várias cidades goianas, neste sábado (02/03). Na histórica Pirenópolis, a ação começou logo cedo com agentes de saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems). “Uma cidade segura para o morador é segura para o turista”, afirmou o presidente do Conasems e secretário municipal de saúde de Pirenópolis, Hisham Amida.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, representou o Governo de Goiás que mobilizou, desde o início da emergência, a Saúde e a Defesa Civil para coordenarem os gabinetes de combate às arboviroses e apoiarem os 246 municípios na redução da infestação e de casos de dengue e chikungunya. “O governador Ronaldo Caiado convocou todos os prefeitos, ainda em janeiro, para uma união de esforços que impeça os casos graves e óbitos por doenças evitáveis, como a dengue e chikungunya “, lembrou o secretário. Goiás fez o Dia D estadual em 22 de fevereiro.

Para a presidente do Cosems, Patrícia Fleury, a mobilização nacional é necessária já que os municípios contam com mais apoio na luta contra a doença. “É fundamental que municípios, Estado e União cooperem de diversas formas para dar condições às cidades que realizam esse papel diretamente com a população no combate à dengue, seja no manejo ambiental ou assistencial”, pontua.

Ações de campo

Antes de dar início à ação, o secretário da saúde de Goiás, Rasível Santos, junto com uma comitiva, visitou as instalações do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime, em Pirenópolis, para verificar o trabalho da unidade com relação ao manejo clínico adequado dos pacientes com arboviroses. Na sequência, acompanhou, também na cidade, ação ao lado do comandante da Defesa Civil, Cel. Pedro Carlos de Lira.

“O dia D é um momento a mais para sensibilizar a população para esse cuidado com os criadouros do mosquito, ou seja, fazer o manejo ambiental, limpar as casas e ruas. Mas o dia D deve ser todo dia para eliminar de vez o mosquito, como frisa nosso secretário da Saúde”, lembrou o coronel. O trabalho de campo foi levado ainda para Cocalzinho.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, acentuou a preocupação com as mortes por dengue no estado. Já foram confirmados mais de 30 óbitos, outras 55 mortes estão sob investigação e mais de 75 mil casos da doença foram confirmados. Flúvia reforçou as orientações do Ministério da Saúde sobre a importância das ações da população contra o mosquito aedes aegypti nas casas. “Se cada um tira 10 minutos por semana para verificar em casa se tem algum local acumulando água e eliminar isso, podemos diminuir a transmissão que está alta em todo lugar” reforça a superintendente.