Dia Mundial do Café: confira sete benefícios da bebida

Café: segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água

Segundo produto de exportação da economia brasileira durante o século 19 e início do século 20, o café comemora seu dia mundial neste 14 de abril. A bebida é hoje a segunda mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com o Instituto Axxus, realizou uma pesquisa abrangente entre 2019 e 2023 sobre o consumo de café no Brasil, antes, durante e após a pandemia de COVID-19.

Segundo o estudo, o hábito de consumir café permaneceu estável, com 81% dos entrevistados mantendo o consumo em 2023. Dentre esses consumidores, 29% consomem mais de seis xícaras diariamente, enquanto 46% consomem entre três e cinco xícaras por dia. O café se tornou um item essencial na cesta básica, considerado obrigatório para muitos adultos.

Para a professora de nutrição da Estácio, Mariana Guedes, o café pode oferecer benefícios significativos para a saúde. Ela destaca que o interesse em consumir café está relacionado à busca por sensações prazerosas, além de promover a socialização entre as pessoas.

No entanto, alerta Guedes, o consumo excessivo de café pode ter efeitos adversos, como aumento dos níveis de colesterol e distúrbios do sono. Portanto, é essencial consumir café de forma moderada para usufruir de seus benefícios à saúde.

Confira abaixo os sete principais benefícios do café, segundo a especialista:

  1. Energia e Disposição: O café é uma estratégia energética utilizada por muitas pessoas para enfrentar o dia.
  2. Redução da Depressão: O consumo moderado de café pode contribuir para a redução dos sintomas de depressão.
  3. Menor Mortalidade por Doenças: Consumir 3 a 4 xícaras diárias está associado a uma menor mortalidade por diabetes mellitus, doença de Parkinson, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
  4. Prevenção de Doenças: Os compostos presentes no café podem contribuir para a prevenção de certas doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares.
  5. Fonte de Fitonutrientes: Além da cafeína, o café contém diversos fitoquímicos, vitaminas e minerais benéficos para a saúde.
  6. Estímulo Cognitivo: O café pode melhorar a concentração e o foco.
  7. Ritual Cultural: O consumo de café é um hábito cultural que promove interações sociais e momentos de prazer.

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gusttavo Lima recebe alta hospitalar e diz estar ‘zero’: ‘Gratidão’

Gusttavo Lima diz que está ‘zero’ após deixar hospital: ‘Gratidão’

Cantor ficou internado por causa de ‘desconforto gastrointestinal’. Ele recebeu alta na véspera de Natal.

Gusttavo Lima fez uma postagem nas redes sociais para dizer que está “zero” após deixar o hospital. Segundo a assessoria do cantor, ele recebeu alta na véspera de Natal, após ficar internado devido a um desconforto gastrointestinal – veja nota do hospital na íntegra ao final do texto. O cantor se recupera em casa, em Bela Vista de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia.

“Gratidão a Deus e a cada um de vocês. Zero”, escreveu o cantor.

O sertanejo cancelou o show que faria no Festival Villa Mix no sábado (21) após se sentir mal. Um post nas redes sociais informou que o cantor, que estava passando uma temporada em Miami, nos Estados Unidos, veio ao Brasil exclusivamente para o show que precisou ser cancelado.

LEIA TAMBÉM

ALTA: Gusttavo Lima recebe alta, faz post desejando feliz Natal e viaja a Goiás: ‘Amor e alegria’

AGENDA: Gusttavo Lima deve manter agenda dos próximos shows, diz assessoria

APOIO: Gusttavo Lima diz que apoio lhe deu forças, conforto e esperança durante internação: ‘Profunda gratidão’

Conforme o hospital, o cantor apresentou excelente evolução clínica e está em condições plenas para continuar a recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

CONFIRA A NOTA DO HOSPITAL NA ÍNTEGRA:

O Hospital Vila Nova Star informa que o cantor Gusttavo Lima recebeu alta na manhã desta terça-feira, após concluir com sucesso o tratamento médico ao qual foi submetido.

O paciente apresentou excelente evolução clínica e encontra-se em condições plenas para continuar sua recuperação em casa, seguindo as orientações da equipe médica.

Profa. Dra. Ludhmila Hajjar Chefe da equipe médica

Prof. Dr. Paulo Marcelo Gehm Hoff Diretor Clínico

Dr. Daniel Favarão Del Negro Diretor Geral

Veja outras notícias da região no DE Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp