Press "Enter" to skip to content

Dia Mundial do Café: confira sete benefícios da bebida

Última atualização 12/04/2024 | 14:21

Segundo produto de exportação da economia brasileira durante o século 19 e início do século 20, o café comemora seu dia mundial neste 14 de abril. A bebida é hoje a segunda mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com o Instituto Axxus, realizou uma pesquisa abrangente entre 2019 e 2023 sobre o consumo de café no Brasil, antes, durante e após a pandemia de COVID-19.

Segundo o estudo, o hábito de consumir café permaneceu estável, com 81% dos entrevistados mantendo o consumo em 2023. Dentre esses consumidores, 29% consomem mais de seis xícaras diariamente, enquanto 46% consomem entre três e cinco xícaras por dia. O café se tornou um item essencial na cesta básica, considerado obrigatório para muitos adultos.

Para a professora de nutrição da Estácio, Mariana Guedes, o café pode oferecer benefícios significativos para a saúde. Ela destaca que o interesse em consumir café está relacionado à busca por sensações prazerosas, além de promover a socialização entre as pessoas.

No entanto, alerta Guedes, o consumo excessivo de café pode ter efeitos adversos, como aumento dos níveis de colesterol e distúrbios do sono. Portanto, é essencial consumir café de forma moderada para usufruir de seus benefícios à saúde.

Confira abaixo os sete principais benefícios do café, segundo a especialista:

  1. Energia e Disposição: O café é uma estratégia energética utilizada por muitas pessoas para enfrentar o dia.
  2. Redução da Depressão: O consumo moderado de café pode contribuir para a redução dos sintomas de depressão.
  3. Menor Mortalidade por Doenças: Consumir 3 a 4 xícaras diárias está associado a uma menor mortalidade por diabetes mellitus, doença de Parkinson, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
  4. Prevenção de Doenças: Os compostos presentes no café podem contribuir para a prevenção de certas doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares.
  5. Fonte de Fitonutrientes: Além da cafeína, o café contém diversos fitoquímicos, vitaminas e minerais benéficos para a saúde.
  6. Estímulo Cognitivo: O café pode melhorar a concentração e o foco.
  7. Ritual Cultural: O consumo de café é um hábito cultural que promove interações sociais e momentos de prazer.