Última atualização 03/11/2020 | 16:01
É hoje, mas dificilmente será hoje. A votação nos Estados Unidos já começou há dias, e 100 milhões de eleitores já votaram antes do dia da eleição, que acontece nesta terça-feira, 3 de novembro.
Alguns votando de maneira presencial, outros por correio. Mais de 100 milhões de pessoas já votaram: este valor equivale a 72% de todos os votos computados na eleição passada, em 2016, já que no país o voto é facultativo e muitos eleitores podem deixar de comparecer às urnas.
A votação deste ano, chamada de “a eleição mais importante da história”, já teve quatro estados em que os votos antecipados superaram todos os votos do pleito anterior: no Havaí, Texas, Washington e Montana. A votação da população está sendo massiva.
Pesquisas no geral apontam para larga vantagem do Democrata Joe Biden, mas é preciso se lembrar da primeira vez em que Trump foi eleito nos Estados Unidos: as pesquisas estavam a favor de Hilary Clinton. Entre os republicanos, nas redes sociais, parece que a confiança é grande, apesar das pesquisas.
A decisão que o povo americano fizer nesta terça-feira, 3, e pelos dias que ainda se seguirem as votações em alguns estados, definirão todas as estruturas do mundo conhecido.
Biden significa a luta do progressismo para sobreviver em meio a governos de direita, enquanto Trump é o oásis dos conservadores ao redor do mundo. Dificilmente o resultado sairá hoje.
Quem você acredita que vai vencer? Ou melhor, quem você quer que vença?