Documentos digitais facilitam desejo de goianos de morar no exterior

Mudança de vida, de carreira, intercâmbio ou solicitação de dupla cidadania para o exterior fizeram aumentar a quantidade de goianos em busca de reconhecimento cartorial de documentos. De janeiro a maio deste ano, as solicitações aumentaram 33% do total registrado em 2021 saltando de 9.058 para 12.115 validações no estado, seguindo tendência nacional. 

Em todo o País, o número de pessoas em busca de oportunidades em outros ares subiu 35% em uma década, considerando dados entre 2010 e 2020, segundo um levantamento do Itamaraty. Juntos, eles enviaram ao Brasil US$ 30,5 bilhões vindo principalmente dos Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, conforme informações do Banco Mundial.

A novidade para os que pedirem o serviço de atualização documental a partir de agora é a modalidade eletrônica. O chamado apostilamento eletrônico é a forma pela qual os brasileiros poderão continuar a utilizar documentos em mais de 100 países signatários da Convenção da Apostila da Haia. Antes, mesmo documentos assinados eletronicamente precisavam ser materializados para receber o selo.

“Há uma tendência na digitalização dos serviços no mundo todo, principalmente impulsionada pela pandemia de Covid-19. Com o sistema e-Apostil, fica ainda mais prático e rápido para o usuário. Isso é um conjunto de avanços tecnológicos com o trabalho dos cartórios”, afirma Alex Valadares Braga, presidente do Colégio Notarial do Brasil, do  Conselho Federal (CNB/CF).

A versão digital da emissão do selo notarial promete desburocratizar o fornecimento da autenticidade de certidões de nascimento, casamento e óbito, as escrituras de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares. O Apostilamento deve ser solicitado sempre que for necessário o uso de documentos pessoais em outro país que não seja o mesmo em que estes foram emitidos.

O documento eletrônico será recebido online por email ou celular  e tem um QR Code, que permite a verificação de autenticidade por autoridades estrangeiras. Os custos são definidos exclusivamente pelos cartórios prestadores do serviço, mas a média de preço é basicamente a mesma em cada um dos estados brasileiros. Em Goiás, a taxa é de R$ 81,16 para cada apostila emitida, em média. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos