Press "Enter" to skip to content

Drone ucraniano ataca terceira maior refinaria de petróleo da Rússia

Última atualização 02/04/2024 | 15:43

Um drone ucraniano atingiu a terceira maior refinaria de petróleo da Rússia nesta terça-feira, 2, a cerca de 1.300 quilômetros das linhas de frente. O ataque atingiu uma unidade que processa cerca de 155 mil barris de petróleo por dia, embora uma fonte da indústria tenha dito que não causou danos críticos.

Treze pessoas ficaram feridas, segundo informações do Ministério da Saúde do Tartaristão. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que o exército russo “está se esforçando para minimizar e eliminar completamente a ameaça” de ataques ucranianos na Rússi

Imagens do local indicavam que o drone atingiu a unidade de refino primário, CDU-7, situada o Tartaristão, região altamente industrializada na Rússia. A instalação integra a Refinaria Taneco, que tem capacidade de produção anual de mais de 17 milhões de toneladas (340.000 barris por dia).

Uma fonte da indústria, que falou à agência de notícias Reuters sob condição de anonimato, disse que o pessoal estava voltando para a fábrica no momento do ataque. Um incêndio começou na refinaria, mas foi controlado em 20 minutos, informou a agência de notícias estatal RIA. A produção não foi interrompida.

A unidade atingida representa cerca de metade da capacidade total de produção anual da fábrica e cerca de 6,2% da capacidade de refino da Rússia. Uma fonte da inteligência militar na Ucrânia disse que o objetivo era reduzir as receitas petrolíferas da Rússia.

Outra fonte de inteligência ucraniana disse que drones fabricados na Ucrânia também atingiram uma fábrica russa que produz drones de ataque de longo alcance Shahed, causando “danos significativos”.

A Ucrânia começou nos últimos meses a atacar as refinarias de petróleo da Rússia, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, impactando o comércio altamente lucrativo de produtos refinados de Moscou, em meio a extensos ataques com mísseis russos contra a rede energética da Ucrânia.

Veja vídeo: