Press "Enter" to skip to content

‘É possível comer de forma saudável e equilibrada’, diz nutricionista sobre excessos de final de ano

O mês de dezembro é marcado por fartura de comidas e bebidas, troca de presentes e muitas confraternizações. O problema é que essa época chega acompanhada de muitos exageros, diante de tantas oportunidades para extrapolar na comida, é preciso ficar alerta para evitar os excessos, que podem atrapalhar não só a estética como também a saúde e bem-estar.

A nutricionista Evelini Alencar explica que passar dos limites com a quantidade de comida e bebida tem seu preço e que uma alimentação adequada deve ser praticada todos os dias para manter o organismo saudável. “O seu corpo sente, se você exagera na alimentação ou na bebida alcoólica, é fato, que no outro dia você vai sentir dores de cabeça e intestinais, esse é o preço a ser pago pelo excesso”, diz.

Segundo Evelini é possível aproveitar as festas e comer o que tiver vontade, mas é extremamente importante manter o equilíbrio. “Ter equilíbrio na hora de comer, ter moderação, se por exemplo, tem quatro tipos de carne é importante escolher aquela que você mais goste, não precisa comer todas”, explica a nutricionista.
Outras dicas como se alimentar com calma, mastigar bem e saborear os alimentos, segundo Evelini são importantes para a digestão do alimento e ao ingerir bebidas alcoólicas o importante é tomar muita água e se manter hidratado.

Segundo uma pesquisa, publicada no Journal of Physiology, até mesmo uma pequena quantidade de atividade física durante o período das festas pode ajudar. Segundo os autores, um exercício diário em uma época em que a ingestão de calorias é bem maior que o normal, melhora a regulação do açúcar no sangue e diminui a indesejada variação genética nas células de gordura.

 

Para assistir a entrevista completa acesse aqui