Press "Enter" to skip to content

Eduardo Bolsonaro pede acesso a relatório sigiloso contra Alexandre de Moraes

Última atualização 05/07/2023 | 08:22

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) solicitou acesso a um relatório sigiloso da Procuradoria-Geral da República (PGR). A informação é da coluna Igor Gadelha. O documento, revelado na semana passada pela revista Veja, contém críticas à atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes na prisão do tentente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de seu pai.

O pedido foi feito pelo parlamentar por meio de requerimento protocolado na segunda-feira (3/7) na CPMI do 8 de Janeiro, da qual ele é membro. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro também pede a convocação da subprocuradora Lindôra Araújo, que assina o relatório da PGR.

No requerimento, Eduardo alega que a convocação “se faz necessária para esclarecer se não havia nenhuma justificativa plausível para a prisão preventiva do ex-ajudante de ordens e, ainda, se há alguma relação de causalidade com o objeto determinado desta Comissão Parlamentar Mista de Inquérito”.

Segundo a reportagem da Veja, Lindôra diz no parecer que a operação que resultou na prisão de Cid foi uma “pescaria” de Moraes, termo utilizado para tratar de uma diligência sem fatos determinados, com intuito de colher provas aleatórias de supostos crimes.

Com base na notícia, o filho 03 de Jair Bolsonaro argumenta que a CPMI precisa ter acesso ao documento, na medida em que investiga a participação de Mauro Cid nas invasões golpistas de 8 de janeiro. O ex-ajudante de ordens será ouvido pela CPMI em 12 de julho.