Levantamento feito entre 21 a 24 de janeiro, que ouviu presencialmente 801 eleitores, aponta a liderança do governador Ronaldo Caiado (DEM) com 37,1% das intenções de voto, seguido do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com 14,1% e do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), com 13%. A pesquisa é do instituto Serpes, contratada pela Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), sobre as eleições deste ano.
A pesquisa mostra o cenário eleitoral em Goiás cerca de oito meses antes das eleições, agendadas para o dia 2 de outubro. A campanha começará dia 16 de agosto. Conforme o calendário eleitoral, os partidos devem definir os candidatos entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, por meio de convenções.
O levantamento se divide em duas formas de consulta. A população foi ouvida por pesquisa espontânea, sem apresentação de nenhum nome, e também por pesquisa estimulada, em que são listados nomes de pré-candidatos a governador. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa estimulada
O levantamento apresentou seis nomes de pré-candidatos ao eleitor. Além dos três primeiros colocados, citados acima, havia o nome do deputado federal Vitor Hugo (PSL), que tem 2,6% das intenções de voto, o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (Patriota) com 1,4% e ainda o ex-reitor da PUC Goiás Wolmir Amado que obteve 0,4%.
Entre os três primeiros colocados, Caiado tem mais intenções de voto entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental (40,1%), assim como Marconi (17,1%). A maior parte dos eleitores que votariam em Gustavo Mendanha tem ensino superior completo (18,3%).
Entre os eleitores, 21,5% ainda não decidiram em quem votar nas próximas eleições e 10% anulariam o voto em um cenário eleitoral com estes pré-candidatos listados pela pesquisa.
Pesquisa espontânea
No levantamento em que não foram apresentados nomes aos eleitores, o número de pessoas que ainda não sabem em quem votar nas próximas eleições para governador é expressivamente maior: 74,9%. Além disso, 6% anulariam o voto.
Na pesquisa espontânea Ronaldo Caiado também lidera as intenções de voto (13,1%). Já Gustavo Mendanha passa do terceiro para o segundo lugar, com 3,2% e, depois, vem Marconi Perillo (2%). Jânio Derrot, assim como Vitor Hugo, tem 0,2%. Nesta pesquisa espontânea, surge o nome do senador Vanderlan Cardoso (PSD), também com 0,2% das intenções de voto.
Entre os três primeiros colocados na pesquisa espontânea, a maior parte do eleitorado de Caiado tem ensino superior (17%), bem como o de Gustavo Mendanha (5,2%) e de Marconi Perillo (2,6%).
Rejeição
Dos 801 eleitores ouvidos, 25,3% não votariam em Marconi Perillo de jeito algum, ainda que precisassem anular o voto. A rejeição a Ronaldo Caiado é de 19,5%. Vitor Hugo tem 6,9%, seguido de Jânio Darrot (6%), Gustavo Mendanha (4,7%), Wolmir Amado (4,2%). Por outro lado, 49,1% não rejeitam nenhum pré-candidato e 6,7% não decidiram. Os eleitores podiam escolher mais de uma resposta para esta questão.
A maior rejeição de Marconi está entre pessoas de 30 a 49 anos (28,7%) e com ensino superior (34%), assim como a de Caiado (22% e 29,4% respectivamente).
Gestão de Caiado
Entre os eleitores ouvidos, a maioria (41,9%) considera o governo de Caiado regular. Outros 32,3% consideram bom, 8,1% classificam como péssimo, 6,6% ruim e 6,5% consideram ótimo. Apenas 4,5% não opinaram sobre a gestão estadual.