Elon Musk reestabelece internet na Ucrânia, após pedido de ministro

Compra do Twitter por Elon Musk divide opniões nas redes

O empresário Elon Musk anunciou o fornecimento à Ucrânia dos serviços da Starlink, tecnologia de internet de alta velocidade via satélites da SpaceX. O anúncio foi feito depois o vice primeiro-ministro do país postou provocações ao bilionário em seu perfil no Twitter, no último sábado (26).

“O serviço Starlink agora está ativo na Ucrânia. Mais terminais a caminho”, tuitou Musk.

Os serviços de internet na Ucrânia foram afetados desde que a Rússia iniciou o processo de invasão no país, especialmente nas regiões sul e leste. Diande disso, vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, usou suas redes pessoais para fazer um apelo ao bilionário, dono de quase 2 mil satélites capazes de cobrir praticamente todo o planeta.

“@elonmusk, enquanto você tenta colonizar Marte – a Rússia tenta ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes pousam com sucesso do espaço – foguetes russos atacam civis ucranianos!”, twittou.

Com a resposta ao apelo do ucraniano, Musk pode fornecer internet para ucranianos que vivem em áreas rurais, de difícil acesso ou fortemente afetadas pela guerra. Como a tecnologia Starlink faz uso de satélites, garante conexão em locais em que cabos de fibra ótica e torres de celular não conseguem oferecer sinal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp