Press "Enter" to skip to content

Em Brasília, Gracinha Caiado discute acordo para ampliar parceria com Unesco

Última atualização 15/12/2023 | 09:19

Em agenda em Brasília nesta quinta-feira, 14, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou de audiência com a diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. Acompanhada do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, Gracinha discutiu acordo para ampliar a parceria com a agência a nível estadual.

“Goiás tem saído na frente quando o assunto é romper o ciclo da pobreza. A recente Síntese de Indicadores Sociais mostrou que reduzimos os índices de pobreza em mais de 27% no último ano. Estamos no caminho certo e, com as parcerias, vamos além. Trabalhando lado a lado com a Unesco, podemos alcançar ainda mais pessoas em vulnerabilidade, de forma cada vez mais técnica e sistêmica”, explicou a primeira-dama.

A diretora da Unesco afirmou, na ocasião, que o diálogo e trabalho em parceria com o governo goiano seguirão cada vez de forma mais ativa. Para Marlova, Goiás hoje é destaque nacional na pauta social devido ao trabalho integrado que é promovido via Goiás Social. “O Estado faz muito bem esse trabalho com uma visão integral e integrada com as mais diversas áreas. E isso é o mais importante na área social”, destacou.

Convênio

Durante a reunião, Gracinha e Marlova também trataram de convênio do governo goiano já firmado com a Unesco para a implementação e gestão de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. “Estamos com todas as atividades acordadas dentro do prazo. Inclusive, concluímos nesta quinta-feira (14) a primeira fase das capacitações com profissionais da assistência social”, ponderou Wellington Matos. Esta primeira etapa ocorreu inicialmente nos municípios de Silvânia, Itumbiara, Porangatu, Uruaçu, Jataí e Portelândia. Em fevereiro de 2024 terão início os treinamentos de outros municípios.

Entre os participantes das formações estão gestores públicos da assistência social, conselheiros tutelares, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente, gestores da área da educação, comarcas, além de toda rede de proteção da criança e lideranças juvenis. O objetivo do convênio firmado entre o Governo de Goiás e a Unesco é contribuir para consolidar as políticas públicas da infância, da adolescência e da juventude, contemplando o aperfeiçoamento das ações prestadas, com a finalidade de promover os direitos que assegurem oportunidades para o desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens do Estado de Goiás.