Press "Enter" to skip to content

Em duelo direto por vaga no G-8, Atlético-GO visita o Internacional

O Atlético-GO não precisa mais olhar para baixo neste Campeonato Brasileiro. Com a permanência assegurada na Série A, o Dragão ainda pode se dar ao luxo de sonhar com uma vaga na Pré-Libertadores. Nesta segunda-feira (6), às 20h, o rubro-negro goiano mede forças com o Internacional no Beira-Rio. Assim como os atleticanos, o Inter também está em busca de um espaço no G-8 do Brasileirão.

As contas pela Liberta no Atlético-GO

No momento, o Atlético-GO ocupa a 11ª colocação, com 47 pontos. Em caso de vitória, a equipe chegaria às 50 unidades, ultrapassando o décimo colocado Internacional, dono de 48 pontos. Nesse cenário, o Dragão também deixaria para trás o Ceará, que possui 50 pontos, mas ficaria com uma vitória a menos. Desta forma, o time goiano chegaria à última rodada com a mesma pontuação do oitavo colocado América-MG, precisando fazer a sua parte no desfecho do torneio e torcer por um tropeço do Coelho, o qual possui um saldo de gols superior.

Para o Internacional, que também briga na mesma faixa da tabela de classificação, uma vitória seria primordial no objetivo de se alcançar o G-8. Um triunfo colocaria os gaúchos na faixa da Pré-Libertadores, e então eles só dependeriam de si na rodada final da Série A. Um jogo que vale muito para os dois lados, e que pode definir os rumos dos clubes na temporada que vem.

Quantidade de vagas para o Brasil

Até 2016, apenas os quatro melhores do Campeonato Brasileiro conseguiam uma vaga para a Libertadores do ano seguinte. As mudanças da Conmebol estenderam o número de vagas via Brasileirão; os quatro melhores passaram a ir diretamente para a fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados ganharam a chance de disputar a Pré-Libertadores, uma fase preliminar da competição continental. Como o Palmeiras foi campeão da Libertadores deste ano e está em terceiro lugar, a vaga que seria dele vai para o sétimo colocado, já que o atual detentor do título ganha vaga automática na próxima edição.

Caso o Atlético-MG vença a Copa do Brasil, a vaga destinada ao campeão ficará com o oitavo colocado. Além disso, o Athletico Paranaense já venceu a Sul-Americana deste ano, que também rende uma vaga na Libertadores. Se ganhar a Copa do Brasil, também abre uma nova vaga no Brasileirão. Portanto, obrigatoriamente haverá um G-8 na Série A de 2021.