Em ato solene na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Iris Rezende recebeu a segunda via da carteira de identidade profissional, com número de inscrição 1.773, em junho deste ano. Em dezembro de 2020, foi homenageado em sessão extraordinária do Conselho Pleno da instituição.
Em texto oficial, a OAB GO lamentou a morte do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás e relembrou sua trajetória também na advocacia. “Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), exerceu a advocacia após ter seu mandato de prefeito cassado e os direitos políticos suspensos na Ditadura Militar, quando atuou na advocacia criminal e participou de inúmeros Tribunais do Júri. A advocacia foi a arma que Iris empunhou na luta pela redemocratização do País”, destaca o texto.
A OAB destacou ainda o legado deixado pelo político e advogado. “Iris Rezende, com seu exemplo de vida, sublevou a nossa profissão a patamares muito altos, deixando um legado de retidão com a coisa pública; de amor e de doação ao povo goiano e brasileiro; de respeito à democracia, à lei e ao Direito. Atributos que envaidecem toda a advocacia e que motivam as mais justas homenagens. Suas inegáveis qualidades de profissional e homem público tornam ainda mais dolorosa sua partida”, afirma.
Falecimento
O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, faleceu na madrugada desta terça-feira (09) aos 87 anos. Ele estava hospitalizado, após complicações clínicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico, ocorrido no dia 6 de agosto deste ano.
No dia 31, foi transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde permaneceu internado até a madrugada desta terça-feira, quando faleceu.