Em resposta à Coreia do Norte, EUA e Coreia do Sul disparam oito mísseis

EUA e Coreia do Sul

A Coreia do Sul, em ação conjunta com os Estados Unidos, lançou oito mísseis balísticos na manhã desta segunda-feira (6), no horário local. Os disparos foram uma resposta a testes de armas por parte da Coreia do Norte no último domingo (5), aumentando a tensão na região. O exercício durou dez minutos e aconteceu no Mar do Japão.

A ação de Coreia do Sul e EUA

O exercício conjunto de Coreia do Sul e Estados Unidos é mais um capítulo da saga de provocações entre os lados. Em maio, a Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos ao mar. Um deles supostamente teria alcance intercontinental. Em resposta, sul-coreanos e estadunidenses também lançaram projéteis.

Após viagem do presidente norte-americano Joe Biden ao continente asiático, a Coreia do Norte lançou três outros projéteis no Mar do Japão, de acordo com os sul-coreanos. O presidente Yoon Suk-yeol tomou posse há menos de um mês e prometeu um posicionamento mais firme contra os vizinhos norte-coreanos.

Neste fim de semana, Pyongyang lançou oito mísseis balísticos de curto alcance depois de exercícios conjuntos entre EUA e Coreia do Sul, os quais mobilizaram um porta-aviões. Por isso, estadunidenses e sul-coreanos decidiram revidar com sete mísseis asiáticos e um norte-americano, no Mar do Japão.

De acordo com o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, os aliados lançaram mísseis terra-terra do sistema ATACMS contra alvos no Mar do Leste. A ação durou dez minutos. O Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos afirmou que o objetivo era demonstrar a capacidade de “responder rapidamente a momentos de crise”.

Estadunidenses e sul-coreanos possuem o receio de que a Coreia do Norte esteja se preparando para realizar algum tipo de teste nuclear.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos