Press "Enter" to skip to content

Encontros e relações a partir da Internet exigem cada vez mais cautela e cuidado

Última atualização 15/08/2022 | 15:56

Quem nunca usou aplicativos de relacionamento que atire a primeira pedra. Práticos e bastante comuns entre os jovens, esses apps possibilitam, com apenas alguns toques, que a pessoa à procura de um romance ou apenas diversão, interaja com pretendentes dos quatro cantos do mundo a partir da Internet. Porém, o que parece uma ‘ficada fácil’ ou a chance de encontrar o amor da sua vida, também pode ser perigoso. 

Na noite deste domingo, 14, por exemplo, um homem de 39 anos acabou sendo preso após esfaquear o companheiro, de 22 anos, no bairro Jardim Esperança, em Anápolis. A vítima teria saído da cidade São Paulo para ter um encontro amoroso com o autor em uma casa e após passarem a noite juntos, a vítima decidiu ir embora.

O autor da tentativa de homicídio, no entanto, não gostou muito da ideia do companheiro de deixá-lo, então começou a discutir e agredir a vítima. Nesse momento, ele pegou uma faca e acertou um golpe no pescoço do namorado.

A vítima perdeu muito sangue no local e precisou ser encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Estadual de Urgência de Anápolis, onde passou por uma cirurgia.

Riscos 

Para a delegada Cybelle Tristão, tanto o homem quanto a mulher correm riscos ao marcar encontros pela Internet, sem nem mesmo conhecer a pessoa. Isso porque no meio virtual existem muitas pessoas ‘fake’. Ou seja, você pode ter uma grande surpresa ao encontrar o pretendente. Ela relata ainda que atende mulheres vítimas de violência doméstica, que conheceram os parceiros na Internet, mas que resolveram ‘trazer para dentro de casa’. 

“Geralmente, quando é marcado um encontro pela Internet, você tem poucas informações sobre as pessoas que estão do lado de lá. Além disso, nem sempre essas informações são verdadeiras. Tenho casos concretos de mulheres que colocaram homens dentro de casa após se conhecerem pela Internet, mas que viraram vítimas de violência, que tiveram os filhos violentados”, disse.

Cybelle diz que é preciso ter cuidado com esse tipo de relacionamento, principalmente para as pessoas que começam a conviver dentro do mesmo ambiente com o parceiro. Além disso, a delegada também aconselha que esses encontros sejam em locais públicos, com a presença de mais pessoas.