Enem 2024: Notas individuais são divulgadas nesta segunda-feira, 13

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão disponibilizados em 13 de janeiro de 2025, às 10h, conforme anunciado pelo MEC e Inep.

Os candidatos podem consultar suas notas por meio da Página do Participante do Enem. As provas ocorreram nos dias 3 e 10 de novembro, com mais de 4,3 milhões de inscritos, onde se registrou uma abstenção de 30%.

Como acessar

Para acessar os resultados oficiais, é necessário visitar a Página do Participante, onde também estão disponíveis o gabarito e os cadernos de questões. O usuário deverá inserir o CPF e clicar em “Continuar”, executando o Captcha quando solicitado e digitar a senha de acesso.

Os usuários deverão acessar a página ‘Resultado 2024’ . A página exibirá as notas de cada prova do Enem e da redação, que estará disponível para dowloand após 90 dias com a correção detalhada.

Inscrições

O Enem é a principal porta de entrada para universidades federais no Brasil, além de acesso a bolsas em universidades particulares e inscrições em programas de financiamento para instituições privadas, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para vagas em universidades federais, as inscrições são feitas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições ocorrem de 17 a 21 de janeiro de 2025, exclusivamente online.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ministro denuncia que criminosos desejam subtrair assentamento do MST

Neste domingo, 12, o ministro Paulo Teixeira denunciou um ataque ao assentamento Olga Benário do MST, que resultou na morte de dois membros e deixou seis feridos. Ele afirmou que os criminosos visavam subtrair um lote de terra e pediu a identificação dos responsáveis pelo ataque.

O governo assegura que o programa de reforma agrária não será afetado e que medidas de segurança serão reforçadas. A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos, conhecido como Nero do Piseiro, associado a um histórico criminal.

A ministra Macaé Evaristo destacou o risco enfrentado por movimentos sociais e a necessidade de proteção. Gilmar Mauro, do MST, alertou sobre o interesse imobiliário na área e o conluio entre políticos e milícias, criticando a invasão de terras.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp