Enem 2025: Pedido de isenção de taxa inicia em 14 de abril

como-a-ia-impulsionou-a-rede-publica-do-ceara-no-enem-20243A-estrategias-de-sucesso-para-redacao-acima-de-950-pontos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição será de 14 a 25 de abril, coincidindo com o prazo para justificar a ausência na edição de 2024. Essas etapas devem ser realizadas pela Página do Participante, utilizando o login do Gov.br.

Os candidatos que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar suas ausências para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025. A justificativa deve ser feita no mesmo sistema de solicitação de isenção, anexando documentos como atestados médicos ou declarações de trabalho.

Critérios para isenção

Terão direito à isenção da taxa de inscrição os participantes que se encaixam nos seguintes critérios: estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública em 2025; cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; ou estão em situação de vulnerabilidade, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O resultado das solicitações de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. O período para recursos será de 12 a 16 de maio, com o resultado esperado para 22 de maio. O Inep alerta que a aprovação da justificativa ou da isenção não garante a inscrição no exame; todos os interessados devem se inscrever no prazo estabelecido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp