Press "Enter" to skip to content

Entenda como será a vacinação de Covid-19 em Goiânia

Nesta quarta-feira, 20, o Diário do Estado entrevistou a profissional que é responsável pelas ações contra a pandemia em Goiânia: Grécia Pessoni, Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Ela contou todos os detalhes que você, cidadão goianiense, precisa saber sobre a vacinação contra a Covid-19. “A gente ia começar na quarta (20), mas acabamos adiantando para o dia de ontem a vacinação nos abrigos e no Hospital e Maternidade Maria Célia Câmara, que é nosso hospital de campanha aqui de Goiânia, visto que nós recebemos a vacina de forma antecipada”, conta.

“Nós recebemos 30.160 doses“, diz Grécia. “O primeiro grupo (a ser vacinado) são os idosos que residem em abrigos. Então todas as pessoas acima de 60 anos, que residem em Instituições de Longa Permanência, e também portadores de deficiência que residem nestas instituições. Além disso, a gente vai vacinar também os trabalhadores de saúde dos hospitais de referência para atendimento à Covid. Temos quase 40 hospitais e começaremos pelos que mais atenderam, para depois os hospitais que menos atenderam”, descreve a diretora.

“Estamos indo até os abrigos, agendamos e vamos lá para realizar a vacinação no local. Quando chegamos, tá tudo organizado, e não tem aglomeração”, garante. “Com os trabalhadores da saúde, começamos ontem (terça, 19), no hospital de campanha do município. Hoje iniciamos com o HDT e com o HCAMP“. Ao todo, Pessoni conta que já foram vacinadas 930 pessoas na capital, no entanto, não há previsão da chegada de outras doses dos imunizantes. “Nem o Ministério da Saúde tem esta previsão. Está dependendo de acordos internacionais”, explica. “Não deve demorar, mas não podemos dar uma data específica ainda”.

Com a chegada de outros imunizantes de eficácias diferentes, para definir quem toma qual, a secretaria espera as definições do comitê científico do Governo Federal. “Por exemplo, algumas vacinas podem ser feitas em gestantes, outras não… usaremos este tipo de critério”, adianta. “Não pretendemos misturar estas doses, por exemplo”. Grécia aponta que os estudos foram feitos com um público pequeno: “Quando a gente usa numa população é que a gente vê de fato por quanto tempo vai durar a proteção daquela vacina”, observa.

E a testagem de antígeno na cidade de Goiânia continua, paralela ao começo da vacinação. “Inclusive hoje e amanhã a gente tá fazendo a testagem na região Norte de Goiânia, no Jardim Balneário Meia Ponte, na Escola Municipal Amâncio Seixo. Todas as pessoas que suspeitam pode procurar a escola e fazer a sua testagem. Só hoje testamos 500 pessoas e a positividade tem aumentado: pela manhã, 13% dos testes deram positivo“, conta. Em outubro e novembro, em comparação, a secretaria chegou a ter 3% de positividade nos testes.

“O objetivo principal da vacina é evitar o óbito, por isso pedimos a compreensão da população”, conclui a entrevistada.