Press "Enter" to skip to content

Entenda o fenômeno que afastou Simone Biles dos Jogos Olímpicos

Uma das melhores ginastas do mundo, Simone Biles desistiu da final individual que aconteceu nesta quinta-feira (29) nas Olimpíadas de Tóquio. Ao justificar a desistência, a atleta citou o fenômeno da perda de noção de espaço (”twisties”). Mas o que seria essa doença?

Conhecida como ”twisties”, a doença é a perda de referências no ar, conhecida principalmente por afetar ginastas de trampolim. Pode ser reforçada ou ocasionada pelo estresse e principalmente colocar o atleta em perigo.

Simone explicou que não queria “arriscar se machucar, ou fazer algo estúpido, ao participar dessa competição”. A doença faz com que o corpo do atleta não responda mais a ele mesmo e sua referências desaparecem. Uma espécie de desconexão que leva à desorientação.

Perca de noção

Ao entrar no Centro de Ginástica Ariake, na tarde da última terça-feira (27), Biles começou a apresentação com um salto ”Amanar”. O movimento é difícil e contém dois giros e meio, um deles desapareceu durante a performance da atleta.

“Não entendi o que aconteceu. Não sabia onde estava no ar, poderia ter me machucado”, descreveu em sua coletiva de imprensa. Ela é, então, interrompida pelas meninas da equipe: “Tivemos um pequeno ataque do coração, vendo o que estava acontecendo!”.

Segundo o técnico francês à AFP, o fenômeno de perda de controle do corpo e da noção de espaço é ”complexo” e é difícil de se resolver. Pode ser ”reforçado pela pressão”. A ginasta vítima desse fenômeno é “absorvida pelo medo de se perder” e, posteriormente, de se ferir gravemente.

Aposentadoria e passado sofrido

Em abril de 2020, Biles estava treinando quando foi anunciado o adiantamento dos jogos olímpicos. A ginasta contou que começou a chorar, sem se ver capaz de aguentar mais um ano. Teve momentos de depressão, falta de sono e tristeza. Simone planejava se aposentar no final de 2020 mas desistiu da ideia e confirmou a presença em Tóquio.

Simone tem um passado conturbado. A ginasta cresceu em Ohio e vivia com a mãe, que era toxicodependente. Nesse tempo, Biles recordar apenas de ter passado fome. Os irmãos e Simone foram retirados de casa e levados para lares de acolhimento.

Os avós paternos ficaram com sua guarda e a inscreveram na Ginástica. E foi ai que a paixão começou.

Simone Biles é a única vítima de Larry Nassar que continua na ativa. O ex-médico da seleção americana foi condenado a 360 anos de prisão pelo abuso sexual da ginasta e mais de outras 260 mulheres.

Avaliação

A Federação de Ginástica dos Estados Unidos destacou que Biles ainda passará por avaliação para competir nas finais por aparelhos, marcadas para os dias 1º, 2 e 3 de agosto. A atleta está classificada para os quatro eventos: solo, barras assimétricas, trave e salto.