Press "Enter" to skip to content

Entrevista: número de incêndios sobe no estado de Goiás

Nos últimos dias, quem mora em Goiás já deve ter percebido que os incêndios estão por todas as regiões do estado. Nesta época de seca, é comum, em decorrência do clima, que chamas comecem até de maneira natural no Cerrado.

É por isso que a Operação Cerrado Vivo é a mais longa do Corpo de Bombeiros de Goiás. “Ela dura o ano inteiro”, diz o Tenente Thyago Rodrigues, que falou ao Diário do Estado sobre o aumento significativo de queimadas nesta época do ano. O bombeiro explica que de fevereiro a junho, a operação tem atividade preventiva, justamente traçando planos de ação para a época mais alerta do ano.

Thyago conta que apesar do Cerrado ter tendência natural ao fogo, isso deveria ocorrer em períodos mais distantes, como de 3 em 3 anos, e não todos os anos. A partir disso, subentende-se que “os incêndios ambientais, em regra, são causados por ação humana“, conclui. Seja por situações de negligência, ou atitudes puramente criminosas.

“A nossa média é que estamos passando por 100 incêndios florestais no dia“, conta Thyago. “2.019 ocorrências foram só no mês de setembro”, adianta. O Tenente ainda responde o porquê de muitas pessoas ainda queimarem lixos, em pleno período de secas: “É um cidadão que não é parceiro da própria população”, e termina: “só me vem isso na cabeça”.

Assista à entrevista completa, cheia de outras informações: