Entulho de obra pode ser descartado em ecopontos de Goiânia

Ecopontos

A construção ou reforma de uma casa gera muito lixo. Descartar adequadamente pode ser caro, difícil e levar tempo, mas é possível se livrar do entulho de obra de graça. Levar os resíduos até um ecoponto é uma forma simples de resolver esse problema.

É bem simples: basta chegar e deixar o entulho de obra no espaço pré-determinado na estrutura. Mas, o descarte dos restos de construção civil, como concreto e pedaços de tijolos, tem um limite de dois metros cúbicos, o equivalente a dois quilos.  Acima dessa quantidade, o lixo deve ser retirado por uma empresa credenciada na Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Goiânia tem quatro locais de entrega conhecidos como ecopontos. Eles fazem parte da coleta seletiva da prefeitura e, para facilitar a logística, estão distribuídos estrategicamente pela cidade. Os bairros onde estão localizados são Jardim Guanabara II, Residencial Campos Dourados, Jardim São José e Setor Faiçalville.

Tipos de resíduos dos ecopontos

Os ecopontos recebem também outros tipos de resíduos. Neles há possibilidade de deixar óleo de cozinha usado, pneus, eletrodomésticos, móveis, plástico, madeira, papel e papelão que serão descartados adequadamente.

“Como estes pontos de coleta estão espalhados pela cidade, a possibilidade de um descarte correto fica mais próxima do cidadão, que não precisa se deslocar até o aterro sanitário. Estamos construindo uma gestão ambiental mais dinâmica e eficiente”, diz o presidente da Amma, Luan Alves.

Benefícios

A limpeza da cidade e a preservação do meio ambiente são duas vantagens dos ecopontos, porém há uma terceira com relevância social. O lixo reciclável é encaminhado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para cooperativas cadastradas junto à Prefeitura.

Consequentemente, a responsabilidade social do gerador do resíduo gera emprego, renda e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade.

Se o lixo for não reciclável, a equipe o encaminha para o aterro sanitário.

Saiba onde descartar o entulho de obras e outros resíduos não orgânicos:

  • Ecoponto Campos Dourados: Rua Arcati, Qd APM 8, esq. com a Rua São João Del Rei – Residencial Campos Dourados
  • Ecoponto Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal, esq. com a Avenida Madrid – Setor Faiçalville
  • Ecoponto Guanabara: Rua GB5 esq. com a rua GB6 – Jardim Guanabara II
  • Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esq. com a Rua Irmã Maria Bernarda – Jardim São José

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos