Press "Enter" to skip to content

Escolas de Goiás se preparam para o retorno das aulas 100% presenciais

Última atualização 07/10/2021 | 17:47

A partir de novembro deste ano, todas escolas estaduais de Goiás poderão voltar ao formato 100% das aulas presenciais. A decisão foi liberada no decreto publicado na última sexta-feira, (24). O decreto também determina que cada unidade precisa atender às condições previstas. São elas: o uso máscaras, álcool em gel, distanciamento de 1 metro entre alunos e de 2 metros entre professores e alunos.

A liberação do retorno 100% presencial, se deu logo após a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), ver a importância do retorno dos alunos para as escolas para um melhor desempenho, em razão da saída próxima desses estudantes da rede de ensino e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em novembro.

Alguns pais ainda não estão seguros

De acordo com a secretaria, mesmo com a vacinação contra Covid-19 autorizada para adolescentes a partir de 12 anos em Goiás, alguns pais ainda não se sentem seguros em permitir o retorno dos filhos aos colégios. Por isso, as escolas continuarão oferecendo atividades remotas.

O retorno 100% das aulas presenciais em Goiás, não está sendo muito aprovado e vem causando preocupação nos profissionais da educação. Segundo a presidente dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, o retorno pode trazer outro problema.

“Vemos que o retorno 100% das aulas presenciais motiva-se principalmente pela preocupação do estado em ter uma boa avaliação nas provas do SAEGO e do Enem. Mas estão esquecendo que faltam profissionais na área. Nós estamos sobrecarregados, alguns estão adoecendo. Nssa principal preocupação é desenvolver aulas com excelência”, comenta Bia.

A presidente ainda diz que por conta da pandemia, muitos profissionais tiveram seus contratos encerrados e hoje isso faz falta

“O Sintego está preocupado com o retorno das aulas 100% presenciais pela falta de profissionais, hoje a situação está muito difícil, já falta profissionais da limpeza, merenda e professores a ponto de quase parar as atividades normais das escolas, precisamos de profissionais para atuar nas escolas”, conclui a presidente.

Professores temporários

Em junho deste ano, o Governo do Estado de Goiás, abriu uma seleção para Banco de Habilitados para a contratação de professores temporários, as inscrições se encerraram no dia 13 de julho e o resultado saiu na última quinta-feira (30).

De acordo com o edital, os candidatos aprovados serão convocados para a contratação, de acordo com a necessidade das Coordenações Regionais de Educação da Seduc.

Já está definido pela Seduc que as aulas presenciais obrigatórias vão voltar em janeiro de 2022.