Press "Enter" to skip to content

“Devemos colocar em primeiro lugar a vida humana”, afirma especialista em saúde pública

Última atualização 16/07/2020 | 15:58

Na segunda-feira, através de vídeo conferência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se reuniu com autoridades do estado e decretou lockdown alternativo por 14 dias. A medida foi tomada após a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgar novo estudo que estima um colapso hospitalar em julho e 18 mil mortes por Covid-19 até setembro. Na última semana, a redação do Jornal Diário do Estado apurou um agravamento no sistema de saúde goiano, especialistas afirmaram que o relaxamento no isolamento social foi um dos principais motivos.

Em entrevista a nossa redação, a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em epidemiologia e saúde pública, Dra. Érika da Silveira, comentou sobre esse novo decreto do governador. Segundo ela, o governo cedeu um pouco a pressão dos comerciantes e empresários “a gente sabe sim o quanto esse fechamento do comércio tem impacto negativo na economia, mas devemos colocar em primeiro lugar a vida humana e em segundo lugar a saúde. Como teve essa reabertura precoce, os números da covid-19 dispararam e número de óbitos também. Poderíamos até passar sem o lockdown, mas a realidade é outra. Quando se pensa em gestão de saúde pública, esse cenário de ‘abre e fecha, abre e fecha’, é muito pior e muito inadequado”, ressalta Dra. Érika da Silveira.

Toda semana a professora abre diálogos sobre a pandemia do Covid-19 com pessoas, em diferentes regiões do mundo. Ela já fez lives nos USA, Noruega, Inglaterra, Senegal, Espanha, Canadá e México, para ela a medida de isolamento social são tomadas em todos esses países. “Por exemplo, no Canadá, as pessoas aderiram ao isolamento, e quando o governante pede para a população não ir a rua, o pedido é respeitado. No Brasil é diferente. Nos outros países tiveram vários pacotes de auxílio emergencial, que ajudaram a população a pagar o alimento, e despesas básicas. E também pacotes e medidas que auxiliaram os empresários. O estado é que deve dar essa tranquilidade.”

Para acompanhar o trabalho da professora “Projeto Covid-19”, toda quarta-feira. Siga: @erikasilveira1

Veja entrevista completa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=lNgfoTN6TCc