Press "Enter" to skip to content

Estão abertas as inscrições para o Desafio AgroStartup

Em entrevista ao jornal Diário do Estado, Dirceu Borges, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) falou sobre o Desafio AgroStartup. Em 2021, as oportunidades de participação foram ampliadas, objetivando apoiar propostas inovadoras em qualquer fase, sendo desde a ideia do produto até ele pronto para o mercado.

O superintendente apresenta que o projeto está indo para a sua quinta edição sendo realizado pelo Senar junto a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). “O desafia vem escrevendo sua história a estimular, por meio de competição, a apresentação de novas ideias com potencial de negócios e soluções para o agronegócio, nosso foco. Estamos buscando inovação, empreendedorismo. Agora será realizado em um novo formado, com parcerias, empresas que estão nos procurando para nos apoiar.”, explica.

As inscrições para o desafio estão abertas, podendo ser realizadas no http://www.campolab.com.br/desafioagrostartup até o dia 31/01/2021, podendo qualquer pessoa participar. “Desde a Startup que está na fase de idealização, aquela que possui apenas a ideia de um negócio, até mesmo aquela que está com um produto que já está no mercado. É necessário apenas um membro do grupo ter mais de 18 anos e a inscrição é gratuita”, informa.

Sobre as edições anteriores, ele apresenta que era buscado através das “dores que nossos produtores tinham para achar as soluções. A gente pega coisas que aborda todo agro e segmenta nas linhas. Nas edições anteriores nós tivemos Startups que alcançaram sucesso que já estão no mercado através de softwares de gestão, de logísticas, que auxiliam o produtor rural. Além delas trazerem essas soluções, ela tem contato com o público alvo dela, o produtor rural”, destaca.

Em relação a seleção para o vencedor, ele explica que: “O esqueleto do projeto, dessas inscrições vão ser realizadas etapas, por bancas que julgam, e na final aqueles que estão mais preparados, com produto mais viável, para ir para o mercado, que de fato vai selecionar essa dor do produtor, Na grande final seleciona um número menor que foi realizado a inscrição e realizam a avaliação da melhor Startup.”, relata.

O superintendente acrescenta que a pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a equipe. “O agro foi um setor que durante a pandemia continuou produzindo, mesmo com os desafios a gente não parou. Porém a pandemia, fez com que a tecnologia chegasse mais rápido pois tivemos que nos reinventar para não pararmos. Continuar fazendo com que o alimento chegasse na mesa do consumidor, que o produtor continuasse produzindo. Teve muito desafio, mas acho que chegarão muitas soluções pelas Startups. Acredito que as pessoas estão com muitas ideias boas. A pandemia trouxe a tecnologia e a inovação.”, informa.

Ele finaliza apresentando que no desafio, o participante estará amparado em todas as etapas, com capacitações, tutoriais, apoiados por instituições. “O programa está bem fortalecido. Buscamos lapidar as ideias para levar no melhor formato para os produtores rurais”, conclui.