Press "Enter" to skip to content

Estudante da rede estadual de educação conquista título mundial de Taekwondo

Última atualização 30/08/2023 | 11:38

A estudante Ana Clara Aguiar Lima, de 14 anos, é a nova campeã do Mundial de Desporto Escolar Sub-15 Gymnasiade 2023, na modalidade Taekwondo. A jovem atleta foi a única goiana a participar do torneio internacional, realizado no Rio de Janeiro, e conquistou medalha de ouro. Ela cursa o 9° ano do ensino fundamental no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Padre Pelágio, em Goianira.

A jovem começou a lutar Taekwondo aos 10 anos de idade, a partir de sua participação no projeto social Pequenos Samurais de Taekwondo. Ela conta que começou a gostar do esporte ao ver muitos de seus colegas praticando a modalidade e, assim, surgiu a ideia de começar.

Mestre Francisco, seu professor de Taekwondo desde o início, afirma que a preparação de Ana Clara até a conquista da medalha de ouro começou já nos primeiros treinos. “Pelo talento e esforço, já estávamos cientes de que uma hora um campeonato internacional grande iria chegar. E nós fizemos a melhor preparação possível, com treinos físicos e psicológicos, táticos e de força também. Então, ela estava muito bem preparada”, conta.

Além do projeto social Pequenos Samurais, Mestre Francisco coordena o projeto Construindo Campeões, do qual Ana Clara também faz parte. Conforme o professor, essa última ação tem ajudado a comunidade e o Governo de Goiás tem colaborado muito ao garantir transporte, materiais esportivos e estrutura.

Atleta referência

Segundo o treinador, Ana Clara já é uma atleta de referência no Taekwondo brasileiro desde a categoria Infantil. Ela foi vice-campeã brasileira em duas oportunidades, além de campeã do Centro-Oeste. Sua convocação para o mundial escolar se deu a partir da sua entrada para a Seleção Brasileira Juvenil Sub-15, pela classificação no último Grand Slam. A medalha de ouro na modalidade é uma conquista inédita para Goiás. “O Estado não tem um campeão mundial de base no Taekwondo e a Ana Clara foi a primeira”, ressalta Mestre Francisco, emocionado.

Para Ana Clara, essa vitória tem um significado muito especial. “Me fez ganhar mais esperança com a prática desse esporte na minha vida. Me motivou mais a continuar. Sou muito grata por isso e agradeço a Deus e a todos que ajudaram, que colaboram e torceram por mim”, declarou a campeã.

Na viagem para o Rio de Janeiro, o treinador diz que o apoio do governo estadual ajudou a viabilizar a participação de Ana Clara. “O Governo de Goiás, junto com a CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), arcou com todas as despesas. A Ana foi como uma atleta de alto rendimento, com viagem, hospedagem, inscrição e translado tudo pago. O governador [Ronaldo Caiado] tem dado um apoio muito grande ao esporte goiano aliado à Educação”, enalteceu o treinador.

O torneio mundial de Taekwondo foi realizado entre os dias 19 e 27 de agosto de 2023 e nesta edição contou com a participação de mais de 1400 estudantes-atletas, de até 15 anos, vindos de mais de 40 países. A competição é uma realização conjunta entre a CBDE e a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Esta foi a segunda edição da disputa promovida no Brasil.