EUA confirmam boicote diplomático nas Olimpíadas de Inverno na China

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (6), que não enviarão uma delegação oficial diplomática para as Olimpíadas de Inverno que serão realizadas no começo do próximo ano na China. O motivo apontado pela Casa Branca é o histórico de direitos humanos do país asiático.

O presidente Joe Biden tomou a decisão por conta dos campos de detenção, assim como a campanha de esterilização forçada do país. Ressaltando o problema da China contra as minorias de etnias muçulmanas.

O presidente norte-americano sofre com pressões para tomar medidas contra os jogos de inverno. Tal decisão veio de encontro as pressões que apontavam as políticas autoritárias e ações agressivas na China como o principal problema.

“Os atletas da equipe dos EUA têm todo o nosso apoio. Estaremos 100% em seu apoio, torcendo de casa”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

Os Estados Unidos e as Olimpíadas na China

A decisão de não levar uma delegação é a mais amena que se poderia ter tomado, mas a liderança do país achou não achou “que fosse o passo certo para penalizar os atletas que estão treinando, preparando-se para este momento”. Apesar da decisão seja de não levar uma delegação, os atletas ainda poderão disputar os jogos que começam em fevereiro, em Pequim.

O governo chinês não gostou da decisão de Joe Biden, afirmando o presidente estava utilizando das Olimpíadas como “palco para shows políticos”. Ele também alertou para contramedidas que o governo poderia aderir.

“Os políticos dos EUA continuam a promover boicotes diplomáticos aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Eles são completamente iludidos, arrogantes e politicamente manipuladores”, disse Zhao Lijian, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos