EUA confirmam boicote diplomático nas Olimpíadas de Inverno na China

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (6), que não enviarão uma delegação oficial diplomática para as Olimpíadas de Inverno que serão realizadas no começo do próximo ano na China. O motivo apontado pela Casa Branca é o histórico de direitos humanos do país asiático.

O presidente Joe Biden tomou a decisão por conta dos campos de detenção, assim como a campanha de esterilização forçada do país. Ressaltando o problema da China contra as minorias de etnias muçulmanas.

O presidente norte-americano sofre com pressões para tomar medidas contra os jogos de inverno. Tal decisão veio de encontro as pressões que apontavam as políticas autoritárias e ações agressivas na China como o principal problema.

“Os atletas da equipe dos EUA têm todo o nosso apoio. Estaremos 100% em seu apoio, torcendo de casa”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

Os Estados Unidos e as Olimpíadas na China

A decisão de não levar uma delegação é a mais amena que se poderia ter tomado, mas a liderança do país achou não achou “que fosse o passo certo para penalizar os atletas que estão treinando, preparando-se para este momento”. Apesar da decisão seja de não levar uma delegação, os atletas ainda poderão disputar os jogos que começam em fevereiro, em Pequim.

O governo chinês não gostou da decisão de Joe Biden, afirmando o presidente estava utilizando das Olimpíadas como “palco para shows políticos”. Ele também alertou para contramedidas que o governo poderia aderir.

“Os políticos dos EUA continuam a promover boicotes diplomáticos aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Eles são completamente iludidos, arrogantes e politicamente manipuladores”, disse Zhao Lijian, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico inicia pré-temporada com novo técnico e reforços no CT do Caju

O Athletico inicia a pré-temporada no CT do Caju nesta quinta-feira. A chegada do elenco está marcada para o período da tarde para iniciar os preparativos visando as competições de 2025, que começam com o Campeonato Paranaense e se estendem até a Serie B do Brasileiro, passando pela Copa do Brasil.

O destaque da pré-temporada é a chegada do técnico Maurício Barbieri, que terá seu primeiro contato com os jogadores. Escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para substituir Lucho González, Barbieri esteve em Curitiba algumas semanas atrás, reuniu-se com o dirigente, foi anunciado e viajou para passar o Natal com a família no interior de São Paulo.

Além da contratação de Barbieri, outros nomes já acertados com o Furacão devem marcar presença no CT do Caju, como o lateral-direito colombiano Hayen Palacios, o volante Raul e o atacante Luiz Fernando. Jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento e estavam na lista de possíveis saídas, como o goleiro Léo Linck e Pablo, também estão confirmados para a pré-temporada.

O elenco do Athletico passa por uma reformulação para a temporada de 2025, com o objetivo de reduzir a folha salarial. O clube já concretizou saídas de jogadores como Marcos Vitor, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor. Três lideranças do elenco, incluindo Thiago Heleno, Fernandinho e Nikão, vão definir seus futuros nesta semana, com Thiago Heleno sendo o único presente na reapresentação.

Com o calendário ajustado por conta do rebaixamento no Brasileirão, o Athletico antecipou a data de início da pré-temporada para se preparar para o Campeonato Paranaense, com a estreia marcada contra o Paraná Clube na Ligga Arena. O grupo irá focar na preparação visando um bom desempenho nas competições de 2025.

Para mais notícias e atualizações sobre o Athletico, acesse o ge.globo/pr e fique por dentro de tudo que acontece com o clube paranaense. Acompanhe as novidades e os bastidores da equipe durante a pré-temporada e ao longo de toda a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp