Press "Enter" to skip to content

Ex-vereadores e secretários de Formosa são alvos de operação do MP

Última atualização 16/08/2021 | 17:18

O Ministério Público e a Polícia Civil desencadearam na madrugada desta segunda-feira (16) em Formosa, na região nordeste de Goiás, a operação denominada Criton, que tem como objetivo cumprir dez mandados de busca e apreensão nas residências de ex-vereadores e ex-secretrário do município, bem como no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores.

São alvos das buscas decretadas pelo juíz Fernando Oliveira Samuel, da 2ª Vara Criminal, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Acinemar Gonçalves Costa, conhecido como Nema, os ex-vereadores Antônio Faleiro Filho, Emilío Torres de Almeida, Jesulindo Gomes de Castro, Jorge Gomes da Mota, Nélio Marques de Almeida e Henner Patrick de Sousa, além do ex-secretário Rodrigo Melo da Natividade.

A investigação desenvolvida pelo MP descobriu que entre os anos de 2012 e 2016 prefeitos e secretários de Formosa articularam e executaram um elaborado esquema criminoso de dispensa indevida de licitações. Por meio deste, centenas de apadrinhados e apoiadores políticos foram ilegalmente contratados para prestar serviços na prefeitura sem a realização de curso público.

Os crimes praticados no período foram possíveis mediante o emprego fraudulento de uma Cooperativa de Catadores de Lixo (Cooperativa Reclica) que intermediava as construções e resultou em prejuízos milionários, cofres públicos, cerca de R$ 20 milhões.

Reportagem: Formosa em Alerta