Exclusivo: boatos de casos amorosos do Padre Robson eram comuns em Trindade

Por Taissa Gracik

 

A Operação Vendilhões, que foi deflagrada pelo Ministério Público e investiga um suposto esquema criminoso nas contas da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), gerou repercussões na cidade de Trindade, que se tornou comumente conhecida como Capital da Fé. A Basílica da cidade, que há alguns anos se tornou referência nacional e internacional para fiéis e para outras igrejas, encontra-se em um momento de abalo.

O Padre Robson de Oliveira, criador da Afipe, foi um dos responsáveis pela popularização ainda maior da cidade e, agora, é um dos responsáveis pelo estremecimento dela. Investigado na operação, o padre ganhou os holofotes do mundo todo, inclusive do Vaticano. Segundo as apurações, o padre desviou dinheiro advindo das doações de fiéis, além de cometer os crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, falsificação de documentos e sonegação fiscal.

Mas, na cidade em que tudo ocorreu, a agitação é ainda maior. Com os supostos envolvimentos de empresários e figuras públicas de Trindade, a população se preocupa com o que pode acontecer com a economia do local. Segundo relatos de alguns moradores, já existiam rumores de empresas de fachada na cidade muito antes do caso vir à público.

“Nós estamos preocupados porque grande parte da cidade sobrevive da renda que o turismo religioso traz. Esse ano não teve a Festa de Trindade, o que já apertou a situação, e agora com tudo isso acontecendo… Na verdade a gente sempre soube, sempre circulavam boatos dessas empresas que tinham ‘rolo’ com o padre. Agora eu não sei se as empresas vão quebrar ou se as pessoas ainda vão querer vir pra Trindade”, relatou o comerciante Sebastião da Cruz.

A tradicional Festa do Divino Pai Eterno, que também é conhecida como Festa de Trindade, acontece anualmente no final de junho. Neste ano, a romaria foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus. A preocupação dos comerciantes é que o turismo, que já sofreu uma queda por conta das restrições de aglomeração, não volte ao normal, mesmo após a conclusão das investigações.

De acordo a moradora Janice Lucia, algumas pessoas que faziam doações para a Afipe pararam de fazer, desde que o escândalo veio à público. “Todo mês chega um boleto da Afipe na minha casa. Agora que eu sei que o dinheiro não vai para a igreja, não deposito mais. Minha irmã, que mora em Santa Catarina, já me ligou falando que não doa mais, também”, contou a moradora.

Ainda segundo ela, boatos sobre casos amorosos do padre sempre estiveram presentes na cidade. “Isso aí nunca foi segredo para ninguém. As conversas surgiam, mas logo eram abafadas. O padre tem muito poder aqui, então eles conseguiam fingir que nada acontecia”, afirmou Janice.

O pároco está afastado da direção da Afipe e teve o direito de celebrar missas suspenso temporariamente. As investigações envolvendo a Operação Vendilhões estão em andamento, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Mandados de busca e apreensão já foram cumpridos na casa do padre e no escritório da associação. Diversas transações financeiras também estão sendo apuradas, além da compra de imóveis de luxo e investimentos em mineração.

Veja mais:

Exclusivo: boatos de casos amorosos do Padre Robson eram comuns em Trindade

Entidade fundada por padre Robson comprou mais de 50 fazendas

Vídeo: Polícia faz buscas na casa do padre Robson

 

Vídeo: meme do Padre Robson circula na internet

 

Urgente: MP pediu prisão de Padre Robson

 

Padre Robson comprou até casa de praia com a Afip, diz MP

 

Hacker que extorquiu Padre Robson relatou ter um romance com ele, aponta decisão

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp