Festa junina do Quintal do Jajá tem show com Trio Miaêro e comidas típicas

O Arraiá do Quintal do Jajá será realizado nesta sexta-feira (28), coincidindo com a véspera do Dia de São Pedro. A programação especial inclui show com o Trio Miaêro e comidas e bebidas típicas do período das festas juninas, além de uma decoração preparada especificamente para a ocasião, com bandeiras coloridas e balões. O espaço cultural e gastronômico, que funcionará das 18 horas à meia noite, está localizado na Rua 15 nº 538, no Setor Central, em frente à Praça Dr. Carlos de Freitas, em Goiânia.

“O que as pessoas podem esperar do Arraiá do Quintal do Jajá é muita alegria e clima festivo. Vai ser um dia de confraternização, com música ao vivo e toda essa atmosfera junina, que está presente nas festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro”, destaca Ricardo Coutinho, um dos proprietários da casa. O menu especial da festa terá curau, caldo de milho com frango, cachorro-quente, canjica de coco com leite condensado, paçoca e quentão.

Porém, o cardápio tradicional de bebidas e petiscos do estabelecimento também ficará disponível para pedidos nesse dia. Seguindo a temática do evento, quem quiser poderá ir vestido com trajes característicos de festas juninas, para entrar ainda mais no clima do arraial. Para reservar mesas, tirar dúvidas ou conseguir mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (62) 98484-7100, que também atende por WhatsApp. O valor da entrada será de R$ 20 por pessoa.

Show e quadrilha

A apresentação musical do Trio Miaêro no Arraiá do Quintal do Jajá terá início às 20h30. O show terá forró pé de serra, xote, baião, xaxado e maracatu, mas os destaques serão os ritmos mais tocados nesse tipo de festa. “Vamos levar ao público mais arrasta-pé, frevo e quadrilha, para celebrar São Pedro”, conta Lucas Batalha, que é um dos integrantes do grupo. O repertório contará com músicas autorais e sucessos de grandes ícones brasileiros.

A lista traz nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Falamansa, Marinês, Alceu Valença e Genival Lacerda, além de Mario Zan, Nardelli e Voninho, que estão sempre presentes em repertórios de festas juninas. Criado em Goiânia há mais de três anos, o Trio Miaêro já levou seu som para diversas casas de shows goianas e espaços como o Centro Cultural Martim Cererê. Além disso, já realizou apresentações por meio de projetos do Sesc-GO, incluindo o Claque Retomada Cultural.

O grupo une sotaques e influências musicais de três regiões do Brasil, por meio de seus integrantes. São eles: Miguel Ângelo, que se apresenta com o triângulo e é do Rio de Janeiro; Jully Wanderson, que toca zabumba e nasceu em Goiânia, mas é de família cearense; e Lucas Batalha, que comanda a sanfona e também nasceu em Goiânia. Nos shows, os três também atuam como vocalistas. Durante a apresentação do Trio Miaêro no Arraiá do Quintal do Jajá, está prevista ainda a realização de uma quadrilha improvisada, aberta a quem quiser participar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp