Press "Enter" to skip to content

Festas de divórcio viralizam no Brasil

Última atualização 07/03/2024 | 17:50

Festas de divórcio ou de descasamento e uma nova tendência vem chamando bastante atenção. Essas celebrações marcam o fim de um relacionamento, muitas vezes com um tom de humor e alívio. No mês passado, uma britânica viralizou ao celebrar o fim do casamento com uma festança de cerca de R$1,3 milhão, com direito a brindes, atrações musicais e até sessões de fotos para os convidados.

Segundo a reportagem do O Globo, esse tipo de celebração tem se tornado cada vez mais comum, especialmente entre aqueles que saíram de relacionamentos abusivos. Um especialista ouvido pela reportagem afirma que essas festas ajudam a mudar a percepção do divórcio, que costumava ser visto como um fracasso. Agora, o divórcio é visto como uma mudança necessária quando um relacionamento não está funcionando.

Embora possa ser uma forma de celebrar a liberdade e o início de uma nova fase, também pode trazer à tona sentimentos dolorosos e memórias do relacionamento.

Em entrevista a reportagem, Keliane Rodrigues, de 32 anos, comentou o porquê resolveu fazer uma festa para celebrar o fim de uma separação conturbada: “Foi um fim muito complicado, ninguém se casa pensando em se separar, mas não tive escolha. Quando o divórcio saiu, decidi fazer uma festa, porque era como se eu estivesse me libertando’’. afirmou

A comemoração foi realizada em maio de 2023 num bar de Fortaleza, no Ceará, onde mora Kelyane. A promotora conta que já tinha ouvido falar sobre celebrações do tipo antes de decidir fazer a sua. Para ela, é uma tendência que cresce especialmente entre aqueles que vivem relacionamentos abusivos.

Essa tendência reflete as mudanças na forma como a sociedade vê o casamento e o divórcio. Hoje, há uma maior aceitação do divórcio e uma reavaliação do casamento como a única forma de relacionamento válido. Muitos casais estão optando por não ter filhos, algumas pessoas estão escolhendo não se casar.