Press "Enter" to skip to content

Festival Fica acontece pela primeira vez de maneira remota em Goiás

O secretário de Estado de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, falou com o Diário do Estado nesta quinta-feira, dia 12, para contar todas as novidades sobre a 21ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, O Fica. “O governador Ronaldo Caiado tinha garantido os recursos para a realização presencial do Fica neste ano, na Cidade de Goiás. Infelizmente, pelo momento de pandemia, nós não pudemos realizar e tivemos que nos reinventar e realizar o primeiro Fica digital”, conta.

O evento vai ser totalmente transmitido nas plataformas virtuais da Secretaria de Estado de Cultura. “Todas as palestras, todos os cursos e todas as exibições vão ser transmitidas assim. Neste ano, uma novidade é que todos os 37 selecionados para as duas premiações já receberam um prêmio de seleção de 2 mil reais. A gente quis aumentar a base de premiação para ajudar mais o setor (cinema) neste momento difícil”, conclui Adriano.

As duas categorias do festival são o Prêmio José Petrillo e o Prêmio Fifi Cunha. No dia 3 de novembro, o anúncio das produções selecionadas foi feito no canal da Secult no YouTube, e contou com a participação do DJ Alok, que é neto de José Petrillo, cineasta dono do nome que batiza um dos prêmios.

O secretário de cultura aproveitou para divulgar uma oportunidade aos artistas goianos neste tempo de dificuldades de emprego pro conta da pandemia. “Estamos com edital aberto da Lei Aldir Blanc, que é um edital de socorro para o setor cultural. Nós temos R$ 9,8 milhões, mais de 2 mil prêmios nos mais diversos setores da cultura e da economia criativa”, anuncia. Participe clicando por aqui, ou ainda neste link, se você trabalha com cultura e deseja solicitar o auxílio da lei.

O Fica acontece de 16 a 21 de novembro de 2020. O público poderá acompanhar exibição de mostras de filmes pela plataforma Vimeo, e participar gratuitamente de uma série de oficinas, mesas e palestras sobre cinema e meio ambiente, através YouTube da Secult Goiás. Veja a programação completa do evento clicando aqui!

E veja a entrevista na íntegra: