Press "Enter" to skip to content

FGTS: Nascidos em novembro podem sacar até R$ 1 mil a partir desta quarta (08)

Última atualização 07/06/2022 | 16:45

A partir desta quarta (08), os trabalhadores nascidos em novembro já podem realizar o saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O dinheiro foi liberado co o intuito de movimentar a economia. Ao todo, 3,2 milhões podem receber o valor nesta etapa do calendário de pagamento.

O recurso será pago automaticamente para todos os funcionários com saldo em conta que tiverem direito por meio da conta poupança social aberta pela Caixa Econômica Federal, que pode ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem. O valor disponível para saque de nascidos em novembro pode ser consultado no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS. Os nascidos em dezembro poderão fazer o resgate a partir da próxima quarta (15).

Caso o dinheiro não seja resgatado até o dia 15 de dezembro, ele retorna para o FGTS com correção. A CEF informa que não é necessário requisitar o depósito do dinheiro, que pode ser usado para pagar boletos e contas ou fazer compras em estabelecimentos pelo aplicativo, pode ser transferido de conta, transferido ainda para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco ou ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Opinion Box, somente 17% dos entrevistados concordam com a aplicação do Fundo para o pagamento de dívidas. A maioria (45%) prefere usar o montante para comprar a casa própria, abrir um negócio (33%) ou fazer uma viagem internacional (17%).

A renda reserva é uma espécie de poupança alimentada por depósitos feitos pelo patrão no nome de seu funcionário e estará disponível para os empregados. A Medida Provisória (MP) do saque extraordinário foi assinada em março e inclui antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS, crédito para microempreendedores e empréstimos consignados para quem recebe benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil.