Press "Enter" to skip to content

Fim de uma era: maior campeão da história do Super Bowl, Tom Brady encerra carreira

Última atualização 30/01/2022 | 00:58

Um dos maiores jogadores da história da NFL, Tom Brady vai se aposentar. Após 22 temporadas e incríveis sete títulos de Super Bowl, o quarterback do Tampa Bay Buccaneers, que fez história no New England Patriots, encerrará a sua carreira. Aos 44 anos, ele acumulou recordes ao longo de sua trajetória na liga, incluindo jardas lançadas, passes para touchdown e anéis de campeão.

A história de Tom Brady, o “GOAT”

A história de Tom Brady no futebol americano profissional começou em 2000. Naquele ano, o jogador foi selecionado como a 199ª escolha geral do draft por parte dos Patriots. Ainda sem muito prestígio na liga, ele conquistou sua titularidade na temporada de 2001/02 e mostrou a que veio. Liderou o seu time rumo ao Super Bowl, sendo MVP daquela partida e faturando o seu primeiro anel de campeão no duelo diante dos Rams.

Nos anos seguintes, o quarterback foi se solidificando cada vez mais entre os grandes jogadores da NFL. Na temporada de 2003/04, os Patriots novamente chegaram ao Super Bowl e bateram os Panthers para conseguir o segundo título da história da franquia. Mais uma vez, Tom Brady foi o titular. Em 2004/05, os Patriots venceram os Eagles e garantiram mais uma taça para a conta.

Nas temporadas de 2007/08 e 2011/12, os Patriots chegaram ao Super Bowl como os grandes favoritos, mas em ambas as ocasiões perderam para o New York Giants. O caminho das vitórias foi retomado em 2014/15, com o quarto título perante o Seattle Seahawks. Um novo título aconteceu em 2016/17, contra o Atlanta Falcons, mas em 2017/18 os Patriots perderam para os Eagles. Por fim, em 2018/19, mais um anel sobre os Rams.

Com o desfecho da temporada de 2019/20, Tom Brady tomou uma decisão que agitou a liga. Depois de 20 anos atuando com a camisa dos Patriots, o quarterback transferiu-se para o Tampa Bay Buccaneers a fim de novos desafios. Logo em sua primeira investida com a nova franquia, o atleta foi peça-chave na campanha que culminou em mais uma vitória no Super Bowl, agora contra o Kansas City Chiefs. Na atual temporada, o time da Flórida chegou até os playoffs, mas perdeu para os Rams no Divisional Round.

Recordes, parcerias e influência

Tom Brady é considerado um dos maiores atletas da história do esporte, influenciando todo um estilo de jogo dentro de uma modalidade. Ele detém 7 Super Bowls, foi 5x MVP do Super Bowl e 3x MVP da NFL, é dono do maior número de triunfos de um quarterback na NFL (243), mais tentativas de passe (11.317), mais passes para touchdown (624), mais jardas lançadas (84.520), entre diversos outros recordes. Entre suas principais parcerias, destacam-se aquelas com o head coach Bill Belichick, o tight end Rob Gronkowski e o wide receiver Julian Edelman. Na sua vida pessoal, Tom Brady é casado com a brasileira Giselle Bündchen, e juntos eles têm dois filhos. Além disso, o aposentado jogador também tem um outro filho com a atriz Bridget Moynahan.

No inglês, há um termo chamado “GOAT”, que significa “Greatest of All Time”. Em tradução livre, “O Maior de Todos os Tempos”. A expressão é frequentemente utilizada para definir Tom Brady, possivelmente o maior jogador da história do futebol americano.